Topo

Jogadores se unem contra a homofobia no futebol alemão

Revista encabeça movimento contra homofobia no futebol alemão - reprodução
Revista encabeça movimento contra homofobia no futebol alemão Imagem: reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/02/2021 18h02

Mais de 800 jogadores se uniram contra a homofobia no futebol alemão. Eles fazem parte de uma campanha encabeçada pela revista 11Freunde ('11 Amigos', em tradução livre), que visa oferecer apoio para que atletas LGBTQIA+ se posicionem contra o preconceito no esporte.

Na edição mais recente da revista, atletas aparecem segurando cartazes com os dizeres "Vocês podem contar conosco!". Segundo o site 'Deutsche Welle', jogadores da primeira divisão do Campeonato Alemão como Max Kruse e Christopher Trimmel, do Union Berlim, e Dedryck Boyata e Niklas Stark, do Hertha Berlin, apoiam a campanha.

Sebastian Ohlsson, do St. Pauli, da segunda divisão, e Almuth Schult, do time feminino do Wolfsburg , também fazem parte do movimento. A organização afirma que não quer forçar ninguém a "sair do armário", mas sim apoiar e criar um ambiente mais acolhedor.

"Quem aceitaria?"

Embora o movimento para que os atletas encontrem um ambiente mais aberto no futebol seja grande, ainda existem muitas barreiras a serem superadas no esporte. Na última semana, o ex-jogador Philipp Lahm aconselhou os jogadores de futebol homossexuais a não revelarem a orientação sexual nem publicamente, nem para os companheiros de time. A ideia foi divulgada na autobiografia do alemão, "O jogo: o mundo do futebol".

O ex-capitão do Bayern de Munique afirmou que rivais e torcedores não têm a maturidade necessária para aceitar um jogador homossexual. "Ele não poderá contar com essa mesma maturidade de todos os seus rivais ou nos estádios onde vai jogar. Eles teriam que suportar insultos e difamações. Quem aceitaria?", questionou Lahm.