Topo

Recordista no Leverkusen, Wendell ambiciona voos mais altos na Europa

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

18/02/2021 04h00

O lateral esquerdo Wendell completa neste ano a sua sétima temporada pelo Bayer Leverkusen. O brasileiro entrou para a história do clube alemão ao se tornar o jogador desta posição que mais atuou pelo time e também o estrangeiro com mais jogos. Agora, ele pensa em alçar voos mais altos na Europa.

Wendell chegou ao Leverkusen em 2014 após se destacar pelo Grêmio. Ele logo se firmou na equipe e, desde então, nunca disputou menos de 30 jogos em uma temporada na Europa. No começo deste ano, o lateral superou a marca de 231 jogos pelo clube alemão e quebrou o recorde que pertencia ao romeno Ioan Lupescu.

"Fico feliz por ser o estrangeiro com mais jogos pelo Bayer, equipe tradicional da Europa. Uma honra muito grande. Desde que cheguei, a torcida tem um carinho muito grande por mim e eu por eles e pelo clube. Foi uma conexão legal. Pelo que venho fazendo nesses sete anos, acho que sim, sou um pouco ídolo aqui, até pela história que estou construindo", disse em entrevista ao UOL Esporte.

No entanto, desde que desembarcou na Alemanha, o lateral brasileiro ainda não conseguiu erguer nenhuma taça. No ano passado, o Leverkusen bateu na trave ao perder a final da Copa da Alemanha justamente para o todo poderoso Bayern de Munique — que também seria campeão da Champions depois.

"Eu sempre tive essa ambição [jogar no primeiro escalão da Europa]. Sou ambicioso no bom sentido. Tenho ambição de poder ganhar alguma coisa, chegar em um nível maior, mas tem que ser passo a passo. Estou aqui há sete anos e se falar que não penso, estaria mentindo pra você. Sondagem sempre tem, mas nunca foi concretizado, pode não ter sido o momento ainda", afirmou o atleta de 27 anos.

Antes de se destacar pelo Grêmio e se transferir ao Leverkusen, Wendell teve passagens por Iraty, Londrina e Paraná. O lateral esquerdo também disputou o Torneio de Toulon com a seleção brasileira em 2014.