Topo

Comparado a Sócrates, ex-Corinthians veste verde na Grécia

Rodrigo Figueiredo chegou a ser chamado de "Novo Socrátes". Agora, veste a camisa do Levadiakos, da Grécia - Divulgação
Rodrigo Figueiredo chegou a ser chamado de "Novo Socrátes". Agora, veste a camisa do Levadiakos, da Grécia Imagem: Divulgação

Maurício Rossi

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2021 04h00

Há oito anos, um jogador chegava ao sub-20 do Corinthians com uma expectativa enorme. Pelo menos, era o que o empresário, na época, Wágner Ribeiro, acreditava, pois Rodrigo Figueiredo foi comparado a um dos maiores jogadores da história corintiana: Sócrates.

A equiparação, no entanto, nem deu tempo para ser notada pela torcida, já que o meia atuou em poucas partidas no time principal. "Tive bons momentos na base, consegui subir para o profissional, mas tive pouca chance e acabei sendo emprestado duas vezes", relembra o jogador.

A passagem pelo Corinthians foi rápida. Apenas cinco jogos, e o atleta foi emprestado ao Londrina e ao Joinville. O desafio de chegar a um clube como o Corinthians e mostrar que tinha um futebol que lembrava o ídolo Magrão, que esbanjava talento em campo, teria sido um dos problemas para sua vida no clube do Parque São Jorge. "Mais atrapalhou do que ajudou. Comparação com ídolo acaba gerando expectativa. Não cabe", explica Rodrigo.

Nascido em 1996, o meia não chegou a ver Sócrates atuar ao vivo. "Vi vídeos dele, tem alguma semelhança no estilo, posição, mas não dá para fazer comparação com ídolo".

Sócrates e Grécia têm tudo a ver. E esse país é o mais novo desafio do meia de 24 anos que teve seu contrato com o Corinthians encerrado em 2020. Rodrigo passou o ano passado no Riga FC, da primeira divisão da Letônia. "A adaptação foi difícil, principalmente, com idioma. Leva um tempo para se adaptar. O futebol lá é truncado, de muito contato físico e um pouco mais rápido", afirma o meia.

Representado hoje pela agência Right Move Sports, o atleta está com foco no futebol grego. Embora esteja em uma equipe da segunda divisão da Grécia, o Levadiakos, com sede na cidade de Livadeiá, Rodrigo Figueiredo não demonstra nenhum preconceito, já que o objetivo dele é seguir pela Europa e ajudar o time a obter o acesso à elite grega.

"Minha cabeça agora está aqui, quero fazer uma boa temporada, com gols, mas nada impede de que eu volte ao Brasil, caso surja uma boa proposta", pondera.