Topo

Botafogo

Cauteloso, Botafogo analisa técnicos e vê lista de opções viáveis encolher

Eduardo Freeland é apresentado como novo diretor de futebol do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Eduardo Freeland é apresentado como novo diretor de futebol do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/02/2021 04h00

O Botafogo mapeia o mercado da bola em busca de um novo treinador para a próxima temporada e, em investida inicial, mira nomes mais experientes. Ao mesmo tempo, porém, o planejamento encontra obstáculos em questões econômicas. Desta forma, o Alvinegro vê as opções ficarem menores com os Estaduais batendo à porta.

Desde a demissão de Eduardo Barroca, que aconteceu no início do mês, logo após a confirmação do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, a cúpula analisa nomes para assumir a função. Apesar de a intenção de acertar com o comandante com tempo para iniciar o trabalho antes do Campeonato Carioca, sabe-se também que o clube não tem uma grande margem de erro e o assunto é debatido com cautela.

Neste momento, a ideia é apresentar um projeto de reestruturação que possa atrair nomes de peso, mesmo que saia um pouco do orçamento desenhado. Fernando Diniz e Dorival Júnior são bem avaliados internamente e estão na lista de interesses, mas ainda não houve avanço nos contatos.

Por outro lado, o mercado está se movimentando e a cada dia o leque de opções "mais viáveis economicamente" vai diminuindo. Felipe Conceição, Maurício Barbieri e até mesmo Guto Ferreira, que chegaram a ser especulados, já definiram seus destinos — o primeiro assinou com o Cruzeiro, o segundo renovou com o Red Bull Bragantino e o terceiro estendeu vínculo com o Ceará.

A contratação do novo treinador também se torna importante para o delineamento de prioridades do Botafogo em relação a reforços. Já há, por exemplo, um acerto para a chegada do atacante Ronald, do Botafogo-SP, para o Carioca. Porém, diante das drásticas mudanças que devem ocorrer no elenco, a análise em relação ao grupo se torna fundamental para a contratação dos jogadores visando 2021.

Botafogo