Topo

Corinthians

Mancini reconhece Santos melhor no clássico, mas mantém esperanças no Timão

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 23h09

O técnico Vagner Mancini reconheceu os méritos do Santos na vitória, por 1 a 0, diante do Corinthians na noite de hoje (17). Na visão do comandante, o fato de o Timão ter ficado em desvantagem fez com que o Peixe pudesse se defender e apostar nos contra-ataques, o que acabou surtindo efeito ao fim do clássico na Vila Belmiro. Mesmo assim, o treinador corintiano mantém as esperanças de que é possível conquistar a vaga na Copa Libertadores 2021.

"A atuação no primeiro tempo foi muito melhor. Quando interrompeu o jogo em função da queda da luz, o Corinthians vinha melhor no jogo. Na volta, após o fato da luz, houve um jogo mais equilibrado. Mesmo assim, tivemos oportunidades claras de gol. Um jogo tão apertado, picotado. Os dois times marcando bastante. Na segunda etapa faltou. Sofremos o gol no começo do segundo tempo, o que de certa forma fez com que o Santos recuasse bastante. No segundo tempo, vimos os onze jogadores atrás. Tecnicamente, nossa equipe ficou abaixo do que poderia fazer", reconheceu Mancini, que conheceu sua segunda derrota seguida no Brasileirão.

Com a derrota na Vila Belmiro, o Corinthians estacionou nos 49 pontos e se manteve na 10ª colocação do Campeonato Brasileiro. Vencedor do clássico, o Santos chegou a 53 pontos e se consolidou na 8ª posição, o que lhe garantiria uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores.

Apesar da dificuldade em conquistar a classificação para o torneio continental, já que restam apenas duas rodadas para o fim do Brasileirão, Mancini acredita que ainda é possível alcançar o objetivo. Na sequência do campeonato, o Corinthians recebe o Vasco, na Neo Química Arena, e depois visita o Internacional, no Beira-Rio, no encerramento da competição nacional.

"Nós ainda temos chances. Temos que fazer os seis pontos e torcer para que Athletico e Santos não cheguem aos pontos desejados por eles. Dessa forma, chegaríamos", sentenciou o treinador, demonstrando ciência da dificuldade em conquistar a vaga após o tropeço na Vila Belmiro.

Confira outros trechos da coletiva de Vagner Mancini:

O que faltou ao Corinthians nesta reta final para buscar a vaga na Libertadores?

O Fagner sempre vai fazer falta, não só no Corinthians, mas em qualquer equipe. Ele é dotado de uma enorme capacidade de defender e atacar, e o time está muito acostumado com ele. Nesses últimos jogos, o time acabou desperdiçando pontos importantes e por erros da nossa equipe. Erros estruturais, erros táticos, mas dentro desses detalhes que um jogo de futebol apresenta, a gente tem que ser mais efetivo. Acabou faltando [efetividade] em momentos em que tivemos a chance de definir algumas partidas. Agora, ficou um pouco mais difícil. Nós ainda temos chances, vamos brigar muito por essa vaga até o final, mas ficou mais difícil.

O Corinthians merece jogar a Libertadores?

A equipe que chegar no oitavo lugar vai merecer a vaga porque é o que diz o regulamento. Sabemos que disputar uma Libertadores é muito diferente de disputar um Brasileiro ou um Paulista. Existe uma diferença de técnica, velocidade e ambiente no jogo. Quando você vai disputar uma competição dessa, você precisa se moldar. É importante que, caso o Corinthians conquiste a vaga, se enquadre nisso.

Sobre Gabriel Pereira
É um atleta ainda em maturação. Tem entrado e nos ajudado. Hoje, entrou depois dos outros, mas, com certeza, nos ajudará bastante.

Sobre o desempenho na metade final do segundo tempo

Não vejo por esse lado de [falta de] orientação. Até por estarmos ali do lado, falando e gritando. Acho que foi muito mais a característica do jogo. As duas equipes chegaram mais facilmente às áreas. Depois do gol, houve um recuo do Santos, o que dificultou um pouco o espaço. Você tem que se expor ao erro, e isso acaba te comprometendo porque você fica sem sequência. O Santos aproveitou e soube usar os contra-ataques.

Sobre as substituições na partida

No primeiro tempo vi um Corinthians na parte ofensiva bem, chegando bem na frente, desperdiçando boas oportunidades. No segundo tempo, entendemos que deveríamos fazer as trocas.

Projeção para a próxima temporada

Sou um otimista de plantão. Acho que a próxima temporada vai ser melhor do que a de 2020. Conto com o apoio de todo mundo, o torcedor sabe aquilo que está sendo feito, sabe que neste momento temos que estender as mãos e buscar algo melhor. Se há dificuldades no Corinthians, as outras equipes passam pelo mesmo. Não podemos ficar chorando, temos que nos manter concentrados para rendermos mais. No estadual, temos que fazer uma bela campanha. Acho que de mãos dadas sairemos dessa situação.

Sobre a partida contra o Vasco, domingo, na Neo Química Arena

Estamos focados nos nossos pontos. Não podemos falar de outro jogo ou de outro ano já que não estávamos aqui. Ainda temos chances. Sabemos que são remotas, mas temos que ir em busca da vitória.

Corinthians