Topo

Libertadores - 2021

Copa do Brasil pode pôr Grêmio no caminho de Fla ou Palmeiras na Liberta

Renato Gaúcho comanda o Grêmio durante jogo contra o Atlético-MG - Fernando Alves/AGIF
Renato Gaúcho comanda o Grêmio durante jogo contra o Atlético-MG Imagem: Fernando Alves/AGIF

Do UOL, em São Paulo

17/02/2021 14h08

O Grêmio vive um momento decisivo para saber como será sua vida na próxima temporada. Muito perto de garantir uma vaga pelo nas fases preliminares da Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro, a equipe ainda pode ir direto para a fase de grupos da competição continental se for campeão da Copa do Brasil. Por isso, a decisão contra o Palmeiras será importante para outros brasileiros também.

Como é o terceiro melhor time do ranking da Conmebol, o Grêmio tem direito a ser cabeça de chave da Libertadores. Para isso acontecer, no entanto, precisará entrar na competição diretamente na fase de grupos, algo que será possível somente se for campeão da Copa do Brasil.

Em caso de derrota para o Palmeiras e classificação apenas para as fases preliminares, o Grêmio poderia virar um problema para o próprio Palmeiras e para o Flamengo. As duas equipes já estão garantidas como cabeças de chave da fase de grupos e teriam mais um brasileiro para ficar de olho no momento do sorteio.

As equipes vindas das fases preliminares da Libertadores não entram na limitação de apenas um time por país em cada chave. Assim sendo, Palmeiras e Flamengo podem receber um dos dois rivais nacionais que vão disputar as fases anteriores.

O caminho do Grêmio será conhecido apenas no dia 7 de março, quando acontecerá a segunda partida contra o Palmeiras, pela final da Copa do Brasil. Dez dias antes, a equipe enfrentará o Red Bull Bragantino, na despedida do Brasileirão.