Topo

OPINIÃO

"Já saiu". Blogueiros analisam permanência de Messi no Barça após vexame

Messi deixa o campo cabisbaixo após derrota do Barcelona para o PSG - David Ramos/Getty Images
Messi deixa o campo cabisbaixo após derrota do Barcelona para o PSG Imagem: David Ramos/Getty Images

Do UOL, em Santos (SP)

17/02/2021 13h10

O Barcelona foi goleado por 4 a 1 pelo PSG na última terça-feira (16), no Camp Nou, e complicou - e muito - a sua situação na Liga dos Campeões 2020/21. Os times voltam a se enfrentar no dia 10 de março, no Parque dos Príncipes, com ampla vantagem para os franceses avançarem às quartas de final.

O contrato de Messi com o Barcelona termina em junho deste ano, e o camisa 10 já mostrou na temporada passada sua vontade deixar o clube catalão. Diante deste cenário, fizemos a seguinte pergunta aos colunistas do UOL Esporte: A provável eliminação na Champions pode acelerar a saída do craque argentino? Veja o que eles responderam:

A decisão de sair parece tomada antes mesmo da volta forçada. A inevitável eliminação na Champions e as possibilidades remotas de títulos na Espanha, mais as polêmicas sobre o valor do salário do argentino, certamente aumentaram o desgaste. A grande questão é se uma renovação do elenco, dispensando "cardeais" como Piqué, Alba, Busquets e o próprio Messi, será bem conduzida ou vai piorar o elenco de vez.
ANDRÉ ROCHA

Messi já saiu. Só não sei onde a cabeça dele está, se em Manchester ou Paris. A permanência forçada só mostra o óbvio: não se prende jogador à força. Ou o convence de que é melhor ficar ou se protege para faturar com uma saída precoce.
ANDRÉ KAMPFF

Minha sensação é a de que ontem ele tomou a decisão, em catalão: "Adéu, Barça!".
JUCA KFOURI

Não acho que a eliminação provável do Barcelona acelere a decisão de Messi. Apenas serve para empurrá-lo um pouquinho mais para fora. Mas a decisão será tomada ao final da temporada. Messi já deixou claro que quer se sentir bem, ser feliz, reencontrar a motivação. Não é em um time que está há cinco anos levando sacoladas na Champions que ele encontrará tudo isso.
JULIO GOMES

Messi já saiu, mentalmente falando, desde aquele 8 x 2 do Bayern. Ficou forçado e de maneira melancólica. Agora, a pá de cal.
MENON

Ele já se decidiu faz tempo. Só ficou no Barça porque foi obrigado. Agora, quem o contratar, precisa perceber que ele já não é aquele jogador que decide tudo sozinho. Ele é genial e ainda pode render absurdamente. Mas, para isso, precisa de boas companhias.
MILTON NEVES

O melhor seria acelerar. O Barça precisa fazer uma reformulação que passa pela saída de seu maior ídolo. Quanto mais demorar para a ruptura acontecer, pior será.
PERRONE

Com certeza, se é que Messi já não havia decidido que iria embora mesmo antes do mais novo vexame do Barcelona. Por mais que tenha uma maravilhosa história no clube, o argentino já se tocou há tempos que precisa ir embora da Catalunha para voltar a levantar troféus. E derrotas como a sofrida para o PSG só ajudam a lembrá-lo que essa mudança precisa ser feita o quanto antes.
RAFAEL REIS

Messi me parece já ter tomado a decisão de sair. Essa eliminação apenas ratificará tal desejo. A questão agora é saber para onde ele vai: City, com Guardiola, ou PSG com Neymar e Mbappé?
RENATO MAURÍCIO PRADO

Certamente. Nessa temporada o Barcelona piorou muito em relação à anterior. Messi já queria deixar o clube antes e sem perspectiva de melhora, dificilmente assinaria uma renovação de contrato com o Barça. Ele vai fazer 34 anos em junho e pode fazer, talvez, um último contrato escolhendo onde jogar.
RODOLFO RODRIGUES

Acredito que sim, mas vai depender dos desdobramentos caso a eliminação se concretize. A forma como a imprensa o tratará e a maneira que o Barcelona pode usar para desviar o foco e canalizar a culpa para ele. Caso isso aconteça, não tenho dúvidas que haverá uma antecipação da saída.
RODRIGO COUTINHO

Messi já queria ter saído: está no Barcelona obrigado. Sua saída não será acelerada porque terá de cumprir o contrato até o final da temporada. Depois disso, com o time no estágio atual, não parece haver nenhuma chance de permanência a não ser que ocorra uma reviravolta total no quadro.
RODRIGO MATTOS