Topo

ANÁLISE

Mauro: Será difícil a continuidade do Renato caso perca a Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

16/02/2021 04h00

O Grêmio perdeu de virada para o São Paulo em sua arena e ficou sem chances de terminar entre os cinco primeiros colocados do Brasileirão, precisando do título da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, para se garantir na fase de grupos da Libertadores. Além disso, a permanência do técnico Renato Portaluppi ainda não está definida.

No podcast Posse de Bola #100, Mauro Cezar Pereira analisa a situação do time gaúcho na temporada, o discurso de Renato e as sondagens que ele teria recebido por parte do Atlético-MG, e vê poucas possibilidades de continuidade do treinador no clube o qual é ídolo, a menos que vença a Copa do Brasil.

"Na coletiva depois do jogo, uma das primeiras respostas do Renato já foi naquela linha do jogando a responsabilidade para os jogadores, eu entendi dessa maneira, ele fala: 'já avisei aos meus jogadores, final da Copa do Brasil, jogos agora nessa reta final, ninguém tem lugar cativo, quem estiver bem, joga'. Ou seja, o problema é só dos jogadores, o professor não tem nada com a história", questiona Mauro.

"O desgaste é evidente, eu imagino que até com o elenco deve haver um certo desgaste quando o técnico fala isso e não é a primeira vez. Quando fala isso e está vencendo, tudo bem, mas o Grêmio tem fracassado dentro de casa, já perdeu jogos em casa como esse de domingo para o São Paulo, não tem mais chances matemáticas de chegar entre os quatro mais bem classificados do Brasileirão, quer dizer, a chance da fase de grupos da Libertadores é via Copa do Brasil", completa.

Mauro afirma que nos últimos anos o treinador conseguiu se manter no Grêmio com o discurso de que estava conseguindo terminar o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros e cumprindo o objetivo de classificar para a Libertadores, o que pode ser diferente para a próxima temporada.

"Não tem como alcançar mais o quarto lugar, isso faltando duas rodadas, algo que nas últimas temporadas até o Renato se vangloriou disso, até depois de tomar de 5 a 0 do Flamengo do Jesus, no final da temporada ele falava: 'Chegamos na Libertadores, estabelecemos uma meta e deu certo'. Isso sempre foi dando um novo oxigênio a ele e agora ainda tem o suposto interesse do Atlético-MG, pelo menos é o que se especula, e isso tem incomodado ainda mais, tem gerado mais falatório entre os gremistas", diz o jornalista.

"Pode ser o final da trajetória dele, eu acho que vai ficar bem difícil a continuidade do Renato, se o Palmeiras derrotar o Grêmio na final da Copa do Brasil. Acho que é bem provável que ele termine a sua passagem, a não ser que ganhe do Palmeiras na final, aí ganha uma taça, ele vai colocar o troféu debaixo do braço e vai trabalhar em cima disso, pode ser que ele ganhe mais uma temporada à frente do Grêmio, mas parece, dá sinais de que pode ser de fato uma despedida que se aproxima", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.