Topo

Palmeiras

Scarpa desponta como alternativa após Palmeiras do Mundial não funcionar

Gustavo Scarpa comemora o gol do Palmeiras na partida contra o Fortaleza - Cesar Greco/ Palmeiras
Gustavo Scarpa comemora o gol do Palmeiras na partida contra o Fortaleza Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

15/02/2021 04h00

A confiança depositada por Abel Ferreira em Gustavo Scarpa desde que ele chegou ao Palmeiras, no fim de outubro do ano passado, parece ter recuperado o brilho do jogador. Protagonista da vitória por 3 a 0 contra o Fortaleza, ontem (14), pelo Campeonato Brasileiro, o canhoto aparece como uma alternativa ao treinador em meio a maratona de jogos, incluindo as finais da Copa do Brasil, contra o Grêmio, nos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Pouco utilizado por Vanderlei Luxemburgo, Scarpa perdeu espaço no time e esteve perto de ser vendido pela diretoria. Em uma temporada cheia de altos e baixos, situação agravada ainda mais por causa da pandemia do novo coronavírus, o meio campista tem retomado às boas atuações, principalmente, quando é escalado com maior liberdade no setor ofensivo - como foi o caso do jogo contra o Fortaleza. Ontem (14), ele atuou no meio e realizou boas tabelas com Lucas Lima e Gabriel Menino, além de chutes perigosos de fora da área.

É evidente que o gol marcado em cobrança de falta também ajuda para uma avaliação futura de Abel Ferreira. Afinal, Gustavo Scarpa ainda não tinha marcado no Brasileirão e não era titular desde o dia 2 de fevereiro, no empate com o Botafogo, pela 33ª rodada da competição.

Embora as oscilações aconteçam, Scarpa mostrou serviço em momentos decisivos, como no triunfo sobre o River Plate no jogo de ida da semifinal da Libertadores. O meia iniciou o jogo entre os 11, atuando novamente no meio, e foi fundamental na vitória construída por 3 a 0. Ele, inclusive, chegou a fazer um lindo gol no primeiro tempo do duelo, mas o lance acabou invalidado por impedimento.

O que se sabe é que o técnico Abel Ferreira já deixou explícito que não hesitará em modificar a equipe titular do Palmeiras sempre que julgar necessário. Com isso, crescem as chances de Scarpa aparecer com maior frequência entre os atletas que iniciam o jogo.

Para além da questão física, as convicções técnicas e táticas do português se transformam a cada adversário que o time tem pela frente. Fator este que pode ser considerado positivo se analisadas as atuações anteriores contra o Santos, na final da Libertadores, e contra o Tigres-MEX, na semifinal do Mundial de Clubes, quando o time repetiu a mesma formação e apresentou rendimento muito abaixo do esperado.

Palmeiras