Topo

Palmeiras

Lucas Lima não marcava há um ano e 22 dias. E esse não foi seu maior jejum

Lucas Lima, jogador do Palmeiras, na partida contra o Botafogo - Marcello Zambrana/AGIF
Lucas Lima, jogador do Palmeiras, na partida contra o Botafogo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em Santos (SP)

15/02/2021 16h10

O meia Lucas Lima desencantou ontem (14) na vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Fortaleza, pelo Brasileirão. O atleta anotou o segundo gol do Verdão após cruzamento rasteiro de Marcos Rocha e quebrou um jejum que já durava um ano e 22 dias sem marcar. Esse, porém, não é o maior período do meia sem balançar as redes pelo clube da capital paulista.

Antes de ontem, o último gol anotado por Lucas Lima havia sido na estreia deste temporada, a vitória por 4 a 0 sobre o Ituano, no dia 22 de janeiro de 2020. Com a paralisação do futebol por causa da pandemia do novo coronavírus, seu segundo tento na temporada se deu somente após a virada do ano.

O período do jejum perde por 14 dias para o maior jejum vivido pelo camisa 20 no Verdão. Lucas Lima chegou a ficar 1 ano, um mês e seis dias sem balançar as redes entre 30 de setembro de 2018, gol marcado contra o Cruzeiro, e 6 de novembro de 2019, quando balançou as redes diante do Vasco — no que seria seu único gol naquela temporada.

Desde o fim da temporada 2018, quando chegou ao Palmeiras e teve seu ano mais artilheiro na carreira com sete gols, o meia marcou somente três vezes em dois anos. A não foram apenas os gols que minguaram, uma vez que Lucas Lima costuma dar mais assistências do que marcar, mas também a utilização: de 49 jogos como titular naquela temporada para 22, em 2019, e 34, neste ano.

Lucas Lima deve ganhar sequência neste fim de temporada com o Verdão mais preocupado em recuperar o time para a disputa da final da Copa do Brasil contra o Grêmio. O meia perdeu espaço neste ano, não foi opção nas semis e final da Libertadores, nem entrou em campo no Mundial de Clubes.

O Palmeiras vê o jogador como negociável no atual elenco, mas sabe que uma saída, especialmente para o Brasil, seria difícil por causa do alto salário, um dos maiores do time. Seu contrato com o Palmeiras vai até o fim de 2022.

Palmeiras