Topo

ANÁLISE

Arnaldo: Se o São Paulo demitisse o Diniz antes, teria chance de título

Do UOL, em São Paulo

15/02/2021 18h17

O São Paulo fez seu segundo jogo sob o comando do interino Marcos Vizolli e venceu o Grêmio de virada, por 2 a 1, em Porto Alegre, primeira vitória do time em 2021, que ainda o mantém com chances de título no Brasileirão, embora pequenas, com a dependência de resultados de Internacional e Flamengo, além da necessidade de vencer os três jogos restantes.

No podcast Posse de Bola #100, Arnaldo Ribeiro afirma que os resultados da última rodada mostraram que a direção do São Paulo errou ao demorar para definir a saída do técnico Fernando Diniz e que o time poderia estar em melhor situação na briga pelo título caso a demissão tivesse ocorrido logo após a goleada de 5 a 1 para o Internacional.

"Sob o comando do Vizolli, soube competir, soube jogar como o Grêmio joga, o Grêmio manhoso, apita jogo, joga, sabe jogar e sabe competir e comandar a arbitragem, o São Paulo na Copa do Brasil parecia um bando de meninos. E ontem não, foi para o confronto, parecia outro time mesmo, já contra o Ceará parecia outro time, em termos de estilo de jogo, fora a falha do goleiro Tiago Volpi", afirma Arnaldo.

O jornalista não vê mais o São Paulo podendo ganhar o Brasileiro, mas considera boas as possibilidades de se garantir na fase de grupos da Libertadores e entregar um calendário mais favorável ao novo técnico Hernán Crespo.

"Para mim está claro, se o São Paulo tivesse trocado o comando técnico, demitido o Fernando Diniz depois da goleada para o Inter, o São Paulo teria a chance de ser campeão brasileiro, porque tinha pela frente Coritiba e Atlético-GO, que são jogos ganháveis, ou com quatro pontos, mas demorou, marcou toca, esperou não sei o quê para fazer uma troca óbvia e perdeu duas partidas, empatou com o Coritiba e perdeu do Atlético-GO, perdeu a chance de ser campeão", diz Arnaldo.

"Agora, com essa vitória sobre o Grêmio e mais três partidas, tem boas chances, quase totais chances de fazer a fase de grupos da Libertadores, que era o mínimo, e entregar para o Crespo, que chega nesta terça-feira ao Brasil, um calendário mais plausível para ele trabalhar, só estrearia na Libertadores em abril", completa.

Embora crítico do trabalho realizado por Fernando Diniz no São Paulo, o jornalista afirma que um legado deixado pelo treinador no Morumbi foi o centroavante Luciano, que mais uma vez marcou gol importante e é um dos principais goleadores do Brasileirão.

"Sabe o que o Diniz deixou de muito bom? O Luciano. Esse é um mérito quase que exclusivo do Fernando Diniz, que na minha opinião, se não é o melhor, talvez seja o jogador mais regular do campeonato", diz Arnaldo.

"Entre os artilheiros, só perde por um gol do Galhardo, do Marinho e do Claudinho, do Bragantino, sendo que todos esses são batedores de pênaltis dos seus times e o Luciano não é, então o Luciano fez 16 gols com bola rolando, é o único dos artilheiros que não precisou bater pênalti para fazer gol, em um campeonato que só tem pênalti", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.