Topo

Palmeiras

Sem respiro, desgastado Palmeiras inicia nova maratona na volta do Mundial

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante treinamento na  Academia de Futebol - Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante treinamento na Academia de Futebol Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 04h00

O Palmeiras teve apenas dois dias para refletir sobre sua frustrante participação no Mundial de Clubes. Após chegar ao Brasil na sexta-feira, o time já volta a campo hoje (14), quando recebe o Fortaleza, às 18h15, no Allianz Parque, em jogo da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sétimo colocado com 53 pontos, o Verdão tem dado sinais de desgaste pela maratona de jogos, mas continuará com o calendário apertado. Nas próximas duas semanas, serão seis partidas, incluindo a final da Copa do Brasil contra o Grêmio. Com a classificação direta para a Libertadores já garantida, o Brasileirão perdeu importância.

Só nesta semana serão três partidas: Fortaleza, hoje, Coritiba, quarta (17), no Couto Pereira, e o clássico contra o São Paulo, sexta (19), no Morumbi. Na semana da ida da final da Copa do Brasil, o time jogará outras duas partidas pelo Brasileirão (veja a tabela abaixo).

O encontro com o Coxa e o Choque-Rei são atrasados das 34ª e 35ª rodadas, respectivamente. Tem sido uma constante no calendário palmeirense a readequação de datas, já que o time havia vencido todos os mata-matas que disputou até o Mundial de Clubes. São 72 jogos realizados até o momento, e a temporada acabará com quase 80.

De novembro a janeiro, o Palmeiras fez nove partidas por mês, o que dá uma média de jogos a cada pouco mais de três dias. Em fevereiro serão mais nove, incluindo a final da Libertadores, o Mundial e a nova maratona do Brasileirão.

O problema de calendário permanecerá na temporada 2021, que começa no fim do mês. As duas primeiras rodadas do Campeonato Paulista estavam marcadas para os fins de semana dos dias 28 de fevereiro e 7 de março.

O Palmeiras jogaria contra São Caetano (em casa) e Corinthians (fora) nesta sequência, mas estará disputando as finais contra o Grêmio. A Federação Paulista ainda não desmembrou as datas do Estadual.

A agenda do Palmeiras em fevereiro

14/2 - Fortaleza (casa) - Campeonato Brasileiro
17/2 - Coritiba (fora) - Campeonato Brasileiro
19/2 - São Paulo (fora) - Campeonato Brasileiro
22/2 - Atlético-GO (casa) - Campeonato Brasileiro
25/2 - Atlético-MG (fora) - Campeonato Brasileiro
28/2 - Grêmio (fora) - Final da Copa do Brasil

Palmeiras