Topo

Cruzeiro

Reforço do Cruzeiro passou por São Paulo e Palmeiras e foi campeão na base

Série B de Matheus Neris pelo Figueirense atraiu os olhares de Felipe Conceição no Cruzeiro - Divulgação/Figueirense
Série B de Matheus Neris pelo Figueirense atraiu os olhares de Felipe Conceição no Cruzeiro Imagem: Divulgação/Figueirense

Do UOL, em Belo Horizonte

14/02/2021 04h00

Na manhã de ontem (13), o Cruzeiro anunciou dois reforços. O primeiro é o atacante Felipe Augusto, nome conhecido do público mineiro por causa da sua passagem pelo América-MG. O segundo é o volante Matheus Neris, garoto de 22 anos que estava no Figueirense. O jogador foi um pedido especial do técnico Felipe Conceição e já coleciona passagens por clubes de peso como São Paulo e Palmeiras.

Matheus nasceu em Osasco e iniciou sua trajetória no futebol aos 13 anos, jogado pelo Diadema-SP. De lá, chamou atenção do São Paulo, clube que defendeu a partir dos 15 anos. Aos 18 anos, se transferiu para o Palmeiras e integrou o elenco que conquistou os títulos do Campeonato Brasileiro sub-20 (2018), do Campeonato Paulista sub-20 (2018 e 2019) e da Copa do Brasil sub-20 (2019).

Foi promovido aos profissionais, mas a falta de espaço no Palmeiras fez com que Matheus Neris fosse emprestado para outras equipes. Em 2019, ele jogou no Londrina, equipe que também contava com o meia Marcinho, que hoje será seu companheiro no Cruzeiro após fazer boa Série B pelo Sampaio Corrêa.

No ano passado, Matheus ainda disputou o Campeonato Paulista pela Inter de Limeira antes de se transferir para o Figueirense.

O desempenho de Matheus com a camisa do Figueirense durante a Série B foi o que chamou atenção da diretoria celeste. Apesar de o time catarinense ter sido rebaixado para a terceira divisão, Matheus foi uma dos destaques da equipe. Foram 26 jogos no torneio, sendo 20 na condição de titular. Além de uma assistência, o volante marcou dois gols: um de perna esquerda contra o América-MG e um golaço de bicicleta contra o Guarani.

Matheus atua como primeiro volante. Apesar de não se aproximar muito da intermediária adversária, o volante se caracteriza por se movimentar bastante entre a faixa central e os dois lados do campo defensivo, outro fator que contribuiu para o pedido do técnico Felipe Conceição. Atualmente, podem ocupar essa função o também jovem Adriano e Jadson, além do veterano Henrique, hoje lesionado.

A contratação de Matheus Neris foi a quinta do Cruzeiro para a temporada 2021. Antes de anunciar o volante, o clube já havia confirmado as contratações do meia Marcinho, ex-Sampaio Corrêa, do volante Matheus Barbosa, ex-Cuiabá, do lateral-esquerdo Alan Ruschel, ex-Chapecoense, e do atacante Felipe Augusto, ex-América.

Cruzeiro