Topo

Fluminense

Frazan celebra volta ao profissional do Fluminense: "Passou um filme"

Frazan, zagueiro do Fluminense, em duelo com o Atlético-MG - Lucas Merçon / Fluminense F.C
Frazan, zagueiro do Fluminense, em duelo com o Atlético-MG Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

14/02/2021 04h00

Fluminense e Atlético-MG se enfrentavam no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, em partida importante na briga por vaga na Libertadores. O relógio marcava 25 minutos do segundo quando Luccas Claro machucou a mão, e Marcão, técnico do Tricolor, chamou Frazan. O zagueiro se preparou e entrou em campo com uma rapidez que denunciava a ansiedade por aquele momento, já que ele voltava a atuar no time profissional depois de mais de um ano.

Cria das categorias de base do clube das Laranjeiras, Frazan havia feito a última partida na equipe principal em outubro de 2019, no clássico com o Flamengo, pelo Brasileirão. Depois de boas atuações naquela temporada, começava 2020 cheio de expectativa, mas, às vésperas da estreia no Campeonato Carioca, sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior no joelho direito.

Ele foi submetido a uma cirurgia e passou por um longo período de recuperação até retornar aos gramados, em novembro do ano passado, mas ainda pela equipe sub-23. Na última quarta-feira, porém, retomou a trajetória no profissional.

"Foi uma felicidade que não consigo descrever. É como se estivesse entrando pela primeira vez no Maracanã, pelo Fluminense. Passou um filme na cabeça, da lesão, recuperação e o retorno aos gramados. Agradeço muito ao clube e à minha família por todo apoio e carinho em um momento tão complicado", disse, ao UOL Esporte.

Frazan, inclusive, brinca com o fato de, no decorrer deste período no Fluminense, ter sido acionado em momentos complicados em mais de uma oportunidade, mas celebra ter conseguido corresponder.

"Foi bem rápido. O Luccas acabou se lesionando e não tive tempo nem de aquecer direito. Marcão me chamou, já tirei o colete e entrei. Estava bem atento aos detalhes do jogo e sabia o que fazer caso fosse chamado. A minha trajetória no Fluminense é isso: ser chamado em momentos difíceis e dar conta do recado. Esse foi mais um".

O zagueiro lembra que a recuperação foi dolorosa e exigiu "muito empenho e dedicação". No entanto, para ele, os minutos em que ficou em campo contra o Galo "foram a comprovação que todo o esforço valeu a pena".

"Foram vários. Primeiro o pós-cirurgia, em que você fica muito limitado. Não pode fazer quase nada. A recuperação em si é muito dolorosa e requer muito empenho e dedicação. Acredito que tenha sido o período em que mais trabalhei na minha carreira. Eram três sessões de treino por dia mais os cuidados em casa. Uma lesão grave como essa, que te tira e não deixa você fazer aquilo que você mais ama por um longo período, é até complicado escolher só um período. Todas as etapas são sacrificantes. Ontem, os minutos que estive em campo foram a comprovação que todo o esforço valeu a pena.

À época da lesão, o nome de Frazan vinha sendo especulado no mercado da bola, e havia a possibilidade de a diretoria tricolor receber propostas. Nesta nova fase, o jogador espera ter uma sequência maior de partidas pelo clube, mas indica que, após o Brasileirão, as partes podem definir o planejamento para o futuro.

"Vamos sentar após o fim do campeonato para decidirmos. Tenho como meta, em 2021, ter mais sequência e poder jogar com mais regularidade. Vai ser importante para a minha carreira. O meu carinho pelo Flu é enorme, e a gratidão também. Vamos sentar e definir o que for melhor para os dois lados ao fim da temporada".

Outros pontos da entrevista com Frazan

UOL Esporte: Como foi o período no sub-23? Ajudou neste retorno?

Frazan: Serviu para me dar um pouco mais de confiança e para pegar ritmo de jogo. Foi um período importante. Talvez se tivesse ficado só treinando não voltaria tão confiante e preparado como estava diante do Atletico-MG.

UOL Esporte: Marcão trabalhou com você no sub-23. Isso deu mais confiança?

Frazan: O Marcão já me conhece de longa data. Não acredito que isso tenha feito tanta diferença. Temos um convívio diário ha bastante tempo e uma relação muito boa.

UOL Esporte: Como tem visto esta retomada do Flu no Brasileiro e a provável classificação à Libertadores?

Frazan: Espetacular. Todo o grupo de parabéns pela grande campanha que o clube tem feito até aqui no campeonato. Esse grupo está muito perto de fazer o Fluminense voltar a Libertadores da América após oito anos. E sem contar que temos um investimento menor, muitos garotos... É simplesmente sensacional. Mostra a força que o clube possui e como é grande.

UOL Esporte: Você é um "moleque de Xerém". Como vê essa ascensão de muitos jovens ao longo da temporada e já visando a próxima?

Frazan: É a principal força do clube: os garotos de Xerém. A "água de lá é diferente" (risos). É a melhor base do futebol brasileiro. Você vê garotos surgindo, em quantidade e qualidade, a todo momento. Levarei sempre, com muito orgulho, o fato de ser um "moleque de Xerém".

Fluminense