Topo

Fluminense garante vaga na Libertadores com derrota do Corinthians

Juntos como titulares do Fluminense, Fred e Nenê tem média de briga por título do Brasileirão - MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO
Juntos como titulares do Fluminense, Fred e Nenê tem média de briga por título do Brasileirão Imagem: MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 18h45

A vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Corinthians hoje (14) carimbou o passaporte do Fluminense para a Pré-Libertadores. Depois de oito anos de espera, o time está de volta à competição continental sem nem mesmo ter precisado entrar em campo.

Com a derrota deste sábado para o Rubro-Negro, o Corinthians pode chegar, no máximo, a 58 pontos na tabela e, inclusive, ultrapassar o Flu, que hoje tem 57. No entanto, a próxima partida do Alvinegro é contra o Santos, que também está na briga por uma vaga na Libertadores. Ou seja, qualquer resultado no clássico paulista fará com que um dos dois times fique atrás do Fluminense na tabela de classificação.

Dessa forma, o Tricolor já tem a vaga garantida na fase preliminar da competição, independente do resultado da partida desta segunda-feira (15), contra o Ceará, no Castelão. Atualmente na quinta colocação do Brasileirão, o Fluminense busca uma vaga entre os quatro primeiros para garantir a participação direta na fase de grupos da Libertadores.

A última vez em que o Fluminense participou da Copa Libertadores foi em 2013, após ter conquistado o título brasileiro no ano anterior. Naquela campanha, o Flu foi até as quartas de final, quando foi eliminado pelo Olimpia, do Paraguai. Esta será a sétima participação do Tricolor das Laranjeiras na competição continental. O Flu disputou as edições de 1971, 1985, 2008, 2011, 2012 e 2013. O vice-campeonato de 2008 foi o melhor resultado do time na Libertadores. Naquela campanha, o time comandado por Renato Gaúcho perdeu para LDU o jogo de ida, em Quito, por 4 a 2, e venceu a volta, no Maracanã, por 3 a 1. Nos pênaltis, foi derrotado por 3 a 1.