Topo

Alisson soma falhas, e Liverpool enfrenta turbulência antes da Champions

Alisson se lamenta depois de gol do Leicester sobre o Liverpool - Paul Ellis - PA Images/PA Images via Getty Images
Alisson se lamenta depois de gol do Leicester sobre o Liverpool Imagem: Paul Ellis - PA Images/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 04h00

Três derrotas seguidas no Campeonato Inglês e falhas em sequência de Alisson. É dessa maneira que o Liverpool chega ao primeiro mata-mata da temporada da Liga dos Campeões. A má fase, aliada aos problemas da defesa e a instabilidade de seu goleiro, colocam em risco a chances de classificação no duelo com o Leipzig.

A partida de ida, na Alemanha, acontece nesta terça-feira (16). O Leipzig é o atual vice-líder do Campeonato Alemão e foi semifinalista da Liga dos Campeões na última temporada. Para evitar o mesmo enredo da temporada passada, quando foi eliminado nas oitavas de final pelo Atlético de Madri, o Liverpool precisa superar esses problemas no curto prazo.

Ao perder três partidas seguidas no Campeonato Inglês, o Liverpool caiu para quarto lugar e tem 13 pontos de desvantagem para o líder Manchester City. Isso fez com que o técnico Jurgen Klopp acabasse com as chances de seu time conquistar o bicampeonato. Ao ser questionado se a disputa teria chegado ao fim, ele foi taxativo: "Sim. Eu não consigo acreditar, mas sim".

Nessa sequência de insucessos, chama a atenção o desempenho de Alisson. O goleiro titular da seleção brasileira falhou e foi responsável direto pelas derrotas para Manchester City e Leicester.

No domingo passado (7), Alisson errou em duas saídas de bola quando a partida contra o City estava empatada por 1 a 1. As falhas foram fatais para o Liverpool, que não conseguiu segurar o ataque fulminante do time de Guardiola. E o resultado foi uma goleada por 4 a 1 em favor da equipe de Manchester.

Ontem (13), a situação foi um pouco diferente, mas o resultado idêntico. A falha de Alisson aconteceu em uma saída de gol. Ao tentar afastar o perigo de um lançamento já fora da área com os pés, o brasileiro trombou com um zagueiro de seu time - o estreante Ozan Kabak - e viu a bola sobrar para Vardy fazer 2 a 1 para o Leicester. O Liverpool havia saído na frente no placar, mas permitiu a reviravolta do adversário para 3 a 1.

Apesar das falhas, inclusive assumidas por Klopp, o treinador alemão acredita na reação de seu pupilo nos próximos jogos. "É importante perceber nesses momentos que goleiros desse nível cometem erros. É muito raro. Mas não há críticas de minha parte, dos jogadores, porque todos sabem o quanto ele é bom."

Para completar o momento ruim do Liverpool, é importante ressaltar os desfalques na defesa. A equipe inglesa não pode contar com o holandês Van Dijk, que se recupera de uma cirurgia no joelho, com o inglês Joe Gomez e com o camaronês Joel Matip.

As baixas têm cobrado um preço. Os sete gols sofridos nas últimas duas rodadas são o mesmo número que a equipe havia sofrido nas dez partidas anteriores. Agora, o time de Klopp já soma 32 gols sofridos em 24 jogos, apenas um a menos do que na temporada passada.

Alisson vê concorrentes pela seleção brasileira em alta

Ao mesmo tempo em que Alisson vem tropeçando no Campeonato Inglês, seus concorrentes pela titularidade da seleção brasileira vivem bom momento. Ederson, do Manchester City, e Weverton, do Palmeiras, foram destaques de seus times nesta semana.

Na mesma semana em que Alisson falhava com a bola nos pés, Ederson brilhou com um lançamento preciso, ontem (13), na vitória do City sobre o Tottenham por 3 a 0. No terceiro gol, ele observou a corrida de Gundogan e mirou um passe preciso para seu companheiro marcar.

Weverton não teve a mesma semana positiva em relação aos resultados do Palmeiras, mas foi o principal jogador do time no Mundial de Clubes. Apesar da derrota para o Tigres por 1 a 0, fez três grandes defesas que arrancaram elogios do francês Gignac. Antes disso, havia sido decisivo na Libertadores, especialmente no duelo contra o River Plate, que valeu a classificação para a final.