Topo

Santos

Com Marinho, Santos encerra jejum e volta a brigar por Libertadores

Marinho, atacante do Santos, comemora com Kaio Jorge seu gol contra o Coritiba, no Brasileirão 2020 - GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO
Marinho, atacante do Santos, comemora com Kaio Jorge seu gol contra o Coritiba, no Brasileirão 2020 Imagem: GUILHERME DIONíZIO/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/02/2021 04h00

Ao bater o Coritiba na noite de ontem (13), o Santos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro depois de seis jogos de jejum. Sem atuar com a camisa do Peixe desde a derrota para o Palmeiras na final da Libertadores, Marinho foi essencial no triunfo e ajudou a colocar a equipe de volta na briga por uma vaga na próxima edição da competição continental.

No momento, seis pontos separam o Santos, oitavo colocado, do Grêmio, sexto. Com nove pontos a serem disputados e dois jogos em casa, o Peixe luta para garantir classificação para a fase preliminar da Libertadores.

Isso porque o Santos dificilmente conseguiria alcançar o quarto colocado São Paulo, que tem 59 pontos e 16 gols de saldo a mais do que o Peixe. O tricolor seria a última equipe do Brasileirão a se garantir na fase de grupos da Libertadores.

O Santos não conquistava três pontos no nacional desde o dia 17 de janeiro, quando venceu o Botafogo. A partida foi válida pela 30ª rodada do campeonato. Na ocasião, o Peixe também estava em oitavo, mas a apenas cinco pontos do quarto.

A queda na tabela

Priorizando a Libertadores, o Peixe investiu pesado na chance de título e classificação para a próxima competição internacional de forma direta, mas viu o sonho acabar com a derrota para o Palmeiras. Assim, o Brasileirão virou o único caminho.

O triunfo sobre o Botafogo aconteceu justamente logo após a vitória sobre o Boca Juniors, pelo jogo de volta da semifinal da Libertadores. Depois disso, o Santos não venceu mais no nacional e despencou na tabela, chegando a aparecer na 11ª colocação.

Santos tem sequência em casa e confronto direto

Agora, para buscar uma vaga na Libertadores, o Santos tem a seu favor uma sequência de jogos em casa que começou com a vitória sobre o Coritiba.

Na próxima quarta-feira, o Santos tem o mais importante jogo visando a classificação para o torneio continental em 2021. Na Vila Belmiro, recebe o Corinthians, concorrente direto na briga por uma vaga na competição. O rival tem 49 pontos e enfrenta hoje (14) o Flamengo no Maracanã.

O Santos ainda tem mais um jogo em casa neste Brasileirão, no próximo domingo, contra o Fluminense, equipe que também figura na parte de cima da tabela. O time de Cuca termina o campeonato duelando com o Bahia na Arena Fonte Nova.

Santos