Topo

Alvo de críticas: relembre vezes em que Neymar deixou técnicos irritados

Atacante brasileiro já recebeu uma série de comentários negativos de treinadores mundo afora - Pascal Rossignol/Reuters
Atacante brasileiro já recebeu uma série de comentários negativos de treinadores mundo afora Imagem: Pascal Rossignol/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/02/2021 10h21

Neymar foi bastante criticado (e ironizado) pelo técnico do Caen, adversário de ontem do PSG, após sofrer uma lesão durante a partida que acabou em 1 a 0 para o time do brasileiro.

Em entrevista pós-jogo, o francês Pascal Dupraz minimizou o revés de seu clube e fez alusão à contusão do camisa 10. "Não vou chorar pela derrota da minha equipe, deixo isso para o Neymar", disse o treinador.

Esta, no entanto, não foi a única vez em que o atacante foi alvo de outros técnicos. O UOL Esporte relembra algumas situações polêmicas envolvendo o jogador e treinadores.

"Estamos criando um monstro"

Um dos primeiros comandantes a criticar Neymar publicamente foi René Simões. Em 2010, quando o craque despontava no futebol brasileiro, o treinador ficou inconformado após presenciar, da beira do campo, o atacante descumprir ordens e xingar Dorival Júnior.

"Hoje estou extremamente decepcionado. Trabalho no futebol desde garoto e poucas vezes vi alguém tão mal educado desportivamente como este rapaz Neymar. Acho que está na hora de alguém educar este rapaz ou nós vamos criar um monstro. Estamos criando um monstro no futebol brasileiro. Ninguém está fazendo nada. Por enquanto, ele hoje não é um homem nem um grande jogador, é um projeto disso tudo", disse René.

Dez anos depois, o próprio treinador revelou que Neymar entendeu o recado e o agradeceu por meio de um assistente.

René Simões, técnico de futebol e comentarista da Fox Sports - Divulgação/Fox Sports - Divulgação/Fox Sports
Imagem: Divulgação/Fox Sports

Fama de "cai-cai"

Em 2013, já com Neymar atuando em solo europeu, foi a vez de o técnico Neil Lennon, do Celtic, alfinetar a fama de "cai-cai" do jogador. Para ele, o brasileiro exagerava na simulação de faltas.

"Ele [Neymar] tem uma fama no jogo e, às vezes, ele exagera nessa coisas", criticou o treinador, se referindo à expulsão de seu jogador Scott Brown por ter dado um pontapé no atacante durante um jogo do Celtic contra o Barcelona.

Neil Lennon, técnico do Celtic, recebeu um pacote bomba juntamente com outros dois torcedores conhecidos do clube - REUTERS/David Moir - REUTERS/David Moir
Imagem: REUTERS/David Moir

"Futebol é um esporte forte"

Juan Carlos Osorio, ex-técnico do São Paulo, se irritou com as constantes quedas de Neymar durante o jogo entre Brasil e México, válido pela Copa do Mundo de 2018.

Na ocasião, o treinador, que comandava a seleção mexicana, deu uma indireta ao camisa 10 ao abordar a questão das faltas.

"É um péssimo exemplo para o mundo do futebol e para todas as crianças que estão acompanhando. Futebol é um esporte forte, esporte de homens. Não deveria se perder tanto tempo assim com um jogador só. Foram quatro minutos", disparou.

Juan Carlos Osorio, técnico do México, concede entrevista coletiva - REUTERS/David Gray - REUTERS/David Gray
Imagem: REUTERS/David Gray

Bronca do próprio treinador

Em abril de 2019, Neymar perdeu a cabeça e agrediu um torcedor do Rennes que o provocou pela derrota na Copa da França.

A atitude foi duramente criticada por Thomas Tuchel, até então treinador do brasileiro no PSG. "Eu não gostei, não gostei mesmo. Não é possível que aconteça isso. Eu estava lá também, não foi fácil subir para receber as medalhas após a derrota. Foi muito difícil para mim e para todos, mas temos que aceitar. Quando vencermos, é mais fácil. Quando perdemos, temos que mostrar respeito".

Thomas Tuchel, técnico do PSG, gesticula durante jogo - REUTERS/Regis Duvignau - REUTERS/Regis Duvignau
Imagem: REUTERS/Regis Duvignau

Alerta de Jorge Jesus

Poucos meses, o português Jorge Jesus, que treinava o Flamengo, afirmou à TV Globo que Neymar precisava mudar de postura para alcançar o posto de melhor jogador do mundo.

"Ou ele vai mudar ou não vai chegar. Se o chip da cabeça dele não mudar, ele não vai chegar. É o que disse, entre o prazer e a paixão do jogo e o prazer de ter outras coisas fora do jogo, o que é mais importante? Se esta [segunda opção] for mais forte, você nunca vai ser o melhor".

Jorge Jesus no duelo entre Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Carioca - Thiago Ribeiro/Agif - Thiago Ribeiro/Agif
Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

"Não é bom exemplo"

No ano passado, o ex-treinador da seleção espanhola, Vicente Del Bosque, disparou contra Neymar ao afirmar que o jogador tenta "enganar" a arbitragem.

O espanhol, no entanto, ressaltou o bom rendimento do camisa 10 com a bola nos pés.

"É um menino difícil. Para mim não é um bom exemplo. E que conste que, para mim, é muito bom jogador. Se me pedes para dizer os cinco melhores do mundo, certamente ele está na minha lista. Mas no campo ele tenta enganar, finge muito. Além disso, como saiu do Barcelona...", disse o ex-técnico sobre o brasileiro."

Vicente del Bosque dá instruções à seleção da Espanha - Alessandro Garofalo/REUTERS - Alessandro Garofalo/REUTERS
Imagem: Alessandro Garofalo/REUTERS