Topo

Botafogo

Botafogo acerta venda de Pedro Raul ao Kashiwa Reysol e 'evita' dívida

Pedro Raul, atacante do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Pedro Raul, atacante do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Alexandre Araújo e Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

11/02/2021 13h30

O atacante Pedro Raul não permanecerá no elenco do Botafogo para 2021. Ele foi negociado junto ao Kashiwa Reysol, do Japão, por 2 milhões de dólares, algo em torno R$ 10,7 milhões, e assinou um vínculo de três anos.

Com a transação concretizada, o Glorioso "se livra" de pagar uma dívida com o jogador por conta de um gatilho que havia em contrato. Por ter atuado em 60% das partidas como titular, o clube deveria comprar os 70% dos direitos econômicos, que pertenciam ao próprio atacante, por 1,5 milhão de euros, aproximadamente R$ 9,6 milhões — os outros 30% estão ligados ao Vitória de Guimarães, de Portugal.

Neste cenário, e diante de uma crise financeira, negociar o jogador passou a ser considerada uma solução quase que inevitável.

Esta não foi a primeira investida do Kashiwa Reysol por Pedro Raul, de 24 anos. Anteriormente, o clube japonês já havia tentando um empréstimo com opção de compra, mas os moldes da proposta não agradaram ao Botafogo. Agora, em nova tentativa, houve um denominador comum entre as partes.

Em meio à reformulação do elenco para a próxima temporada, o Alvinegro sabe que terá de realizar a venda de alguns nomes do elenco. Além de Pedro Raul, que constava neste radar, a diretoria vê também os zagueiros Marcelo Benevenuto e Kanu, o volante Caio Alexandre, e o atacante Matheus Babi como peças que podem atrair investimentos.

Pedro Raul chegou a General Severiano como reforço para a temporada 2020, após se destacar na Série B do Campeonato Brasileiro pelo Atlético-GO. Em um ano em que teve oscilações, balançou a rede 12 vezes com a camisa alvinegra.

Na lanterna do Brasileiro, com apenas 24 pontos, o Glorioso já está rebaixado. Eduardo Freeland, diretor de futebol, iniciou mudanças na pasta e olha o grupo para o restante de 2021. A cúpula busca também um treinador para a vaga deixada por Eduardo Barroca.

Botafogo