Topo

São Paulo

São Paulo tem reta final de Brasileiro para facilitar trabalho de treinador

Hernán Crespo, ex-treinador do Defensa y Justicia, assumirá o São Paulo no mercado da bola - Alejandro Pagni - Pool/Getty Image
Hernán Crespo, ex-treinador do Defensa y Justicia, assumirá o São Paulo no mercado da bola Imagem: Alejandro Pagni - Pool/Getty Image

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 04h00

O São Paulo se silenciou sobre a proximidade do acordo com Hernán Crespo no mercado da bola. O foco interno é o jogo contra o Ceará, hoje (10), às 21h (de Brasília), no Morumbi, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de seis jogos seguidos sem vencer no torneio, o time caiu da primeira para a quarta posição, com 58 pontos, e tenta uma sequência de vitórias até para facilitar o trabalho do futuro treinador.

Uma das preocupações do departamento de futebol é deixar a nova comissão técnica tranquila para conhecer o elenco nos primeiros meses de trabalho. Sem pré-temporada longa por causa das mudanças do calendário em meio à pandemia do novo coronavírus, o Tricolor paulista quer evitar as primeiras fases da Libertadores, o que exigiriam decisões logo nos primeiros dias da próxima temporada.

Para iniciar o ano direto na fase de grupos da competição continental, o São Paulo precisa terminar entre os quatro primeiros colocados. O time, comandado pelo técnico interino Marcos Vizolli, ainda tem cinco jogos a serem disputados no torneio nacional. O primeiro será na noite de hoje, contra o Ceará. A equipe ainda enfrentará Grêmio, Palmeiras, Botafogo e Flamengo. Em 15 pontos disputados, o time precisa de mais sete ao menos para garantir uma pontuação (65 pontos) que sempre foi o suficiente para ficar entre os quatro primeiros colocados.

Como o novo comandante será um estrangeiro, o argentino Hernán Crespo, a intenção é que ele tenha tempo o suficiente para se adaptar ao futebol brasileiro e não precise de grandes desafios no início de sua passagem. Desta forma, o comandante deve ter que trabalhar somente na primeira fase do Campeonato Paulista em março.

Ainda não há definição sobre o início do trabalho do comandante gringo no CT da Barra Funda. O mais provável é que ele seja anunciado até sexta-feira (12), mas comece a desenvolver o seu projeto somente ao fim do mês. O técnico ainda está na Argentina, ajustando os detalhes da mudança para o Brasil.

Hernán Crespo deixou o Defensa y Justicia no último domingo (7) e está perto de um acordo com o São Paulo no mercado da bola. Ele deve ter ao menos mais quatro auxiliares em sua mudança para o Morumbi e assinará contrato de duas temporadas, até dezembro de 2022. O custo total da comissão técnica se aproxima de R$ 1 milhão por mês.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO x CEARÁ
Motivo: 35ª rodada do Brasileirão
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 10 de fevereiro de 2021 (quarta-feira)
Horário: às 21h (de Brasília)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Daniel Henrique da Silva Andrade (DF) e José Reinaldo Nascimento Junior (DF)
VAR: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes do VAR: Antonio Dib Moraes de Sousa (PI) e Ciro Chaban Junqueira (DF)

SÃO PAULO: Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Luan (Tchê Tchê), Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Luciano e Pablo. Técnico: Marcos Vizolli (interino)

CEARÁ: Richard; Samuel Xavier, Klaus (Tiago Pagnussat), Eduardo Brock (Luiz Otávio) e Bruno Pacheco (Kelvyn ou Alyson); Fabinho e Fernando Sobral; Léo Chu, Vina e Lima; Cléber. Técnico: Guto Ferreira

São Paulo