Topo

Maicon completa um ano sem jogar 90 min, mas Grêmio aponta evolução recente

Lucas Uebel/GRÊMIO FBPA
Imagem: Lucas Uebel/GRÊMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

10/02/2021 04h00

Grêmio e Maicon procuram uma forma de potencializar o tempo que o volante consegue seguir em campo durante uma partida. Acometido por lesões e desconfortos musculares em série, o camisa 8 completou um ano sem atuar do primeiro ao último minuto de uma partida oficial. Apesar da marca, o clube aposta que o jogador terá condições de iniciar as finais da Copa do Brasil diante do Palmeiras. A participação na decisão vai ser dosada, como virou rotina em 2020.

Aos 35 anos, Maicon participou de 36 das 69 partidas do Grêmio nesta temporada.

O último jogo completo que Maicon disputou foi em 9 de fevereiro de 2020, contra o Aimoré, pelo Campeonato Gaúcho. O Grêmio perdeu por 2 a 1, partida válida pela fase de classificação do primeiro turno. De lá para cá, o volante chegou a participar de boa parte dos duelos considerados decisivos. Contra o Internacional e também jogos da Copa Libertadores. Mas nunca ficou até o apito final, ou então entrou para ir até o fim.

Recentemente, Maicon se emocionou ao falar da condição física. O Grêmio criou um plano de treinos e recuperação especial, mas secreto. A situação do volante se tornou um enigma.

A presença entre os titulares na vitória sobre o Botafogo, na segunda-feira (8), foi uma boa notícia. Maicon iniciou o jogo e foi bem. Permaneceu em campo por quase uma hora. Aos olhos da comissão técnica, grande evolução para a decisão com o Palmeiras.

Para efeito de comparação, nas últimas dez partidas que Maicon atuou em apenas uma ela ficou mais de 60 minutos em campo.

"O Maicon eu sempre falo que temos de ter cuidado grande com ele. Infelizmente, é um jogador que está com muitas lesões. Ele tem feito trabalho especial com fisioterapeutas, preparação física. Ele falou antes da viagem que estava bem, queria começar. Ele é importante, então temos que ter todo cuidado. [Vamos] Conversando, trocando ideias, fisioterapeutas trocando ideias. Quando o Maicon não começa uma partida é por ser o melhor para ele", disse Renato Portaluppi, depois do jogo no estádio Nilton Santos.

Até a final com o Palmeiras, o Grêmio encara São Paulo (domingo), Athletico-PR (dia 21) e Red Bull Bragantino (25). O time titular deve atuar em todos os jogos, com preservações pontuais para evitar lesão. Maicon deve estar sempre à disposição para ganhar cada vez mais ritmo.

O lugar entre os titulares nos dois jogos com o Palmeiras, primeiro em Porto Alegre (dia 28) e depois em São Paulo (7/03), vai depender da estratégia a ser adotada.