Topo

Corinthians cede empate três vezes ao Athletico-PR em "decisão" pelo G8

Jogadores do Athletico comemoram gol sobre o Corinthians em jogo do Brasileirão 2020 - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Athletico comemoram gol sobre o Corinthians em jogo do Brasileirão 2020 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 23h23

Após ceder a vantagem no placar por três vezes, o Corinthians empatou em 3 a 3 com o Athletico-PR hoje (10), na Neo Química Arena, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A igualdade foi construída pelo lado alvinegro com dois gols de Gustavo Mosquito e um de Gabriel, sendo que o Furacão marcou com Abner, Fernando Canesin e Vitinho. Com o empate, o Alvinegro paulista se mantém na oitava colocação, com 49 pontos, e estaciona na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.

Vale ressaltar que, com o título do Palmeiras na Libertadores de 2020, o Brasileirão já conta com o G7, de times classificados para o torneio continental. E pode chegar ao G8, caso o finalistas da Copa do Brasil — Grêmio e Palmeiras — se mantenham entre os oito primeiros colocados, o que acontece hoje, ou em caso de título para o Palmeiras na Copa. O Athletico, concorrente direto do Timão na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América, se encontra na 11ª posição, com 46.

O Corinthians volta a campo no próximo domingo (14), quando encara o Flamengo, às 16h (de Brasília), no Maracanã. O Furacão, por sua vez, enfrenta o Atlético-GO no mesmo dia, às 18h15 (de Brasília), no Arena da Baixada.

Quem foi bem: Canesin, um gol e duas assistências

Três jogadores corintianos tiveram atuações de destaque [Cantillo, Gabriel e Mosquito], mas nenhum deles foi tão decisivo na partida quanto Fernando Canesin. Com passes decisivos e um gol marcado, o meia do Furacão foi o melhor em campo na Neo Química Arena.

Quem foi mal: Bruno Méndez

O zagueiro corintiano novamente demonstrou insegurança e acumulou falhas de posicionamento, tendo também pecado no tempo de bola da dividida que resultou no último gol do Athletico.

Mosquito: Golaço-relâmpago com direito a chapéu

Se a primeira vitória de Mancini no comando do Corinthians foi conquistada contra o Furacão com um gol a segundos do fim, o Alvinegro precisou de pouco mais de dois minutos para abrir o placar no reencontro com a equipe paranaense. Em uma jogada iniciada com um lançamento preciso de Cantillo para Fagner, ajeitado de cabeça na medida para Gustavo Silva, o Mosquito. O jovem camisa 19 aplicou um chapéu no ex-corintiano Pedro Henrique e finalizou rasteiro, de canhota, no fundo do gol de Santos.

1º tempo: Quem não faz, toma

Além de abrir o placar logo aos dois minutos, o Corinthians tomou conta do jogo nos minutos iniciais. Com muita facilidade para jogar no campo de ataque da equipe de Autuori, o Alvinegro criou duas oportunidades claras já nos minutos seguintes. Na segunda delas, Léo Natel chegou a driblar o goleiro Santos, mas perdeu o tempo e a posse de bola para o adversário.

"Quem não faz, toma". Um dos maiores ditados do mundo da bola se fez presente no estádio corintiano aos 13 minutos de jogo, na primeira finalização do Rubro-Negro paranaense. Aproveitando uma enorme falha na marcação deixada entre Fagner e Mosquito, Abner recebeu um passe cruzado e bateu alto no canto esquerdo de Cássio. Outro belo gol na Neo Química Arena.

Apesar do duro golpe, o Corinthians recebeu bem o impacto do empate. Apenas quatro minutos depois do tento do Furacão, Fagner cobrou escanteio, Gil desvio para dentro da área e Gabriel cabeceou para o gol. 2 a 1 para o Timão.

A superioridade corintiana seguiu pelos minutos seguintes, com destaque para uma boa oportunidade de gol desperdiçada por Mosquito, que tentou uma cavadinha na saída de Santos enquanto Léo Natel o acompanhava de perto, marcado de longe.

Aos 33 minutos, o filme se repetiu. Após bate e rebate na área, Canesin aproveitou um rebote de Cássio e voltou a igualar o marcador para o Furacão. A jogada chegou a ser checada pelo VAR, após uma suspeita de impedimento de Renato Kayzer, mas acabou sendo validada.

2º tempo: Ritmo da partida se torna ainda mais frenético

Toda a superioridade demonstrada pelo Corinthians no início da primeira etapa, se inverteu após o intervalo. Antes do minuto dez, o Athletico já havia perdido duas oportunidades claríssimas de virar o placar. Voltando à máxima do "quem não faz, toma", o Corinthians é quem se deu bem dessa vez. Em meio à muita pressão, Gustavo Mosquito recebeu a bola em velocidade pelo lado direito e, aos dez minutos, bateu cruzado para colocar ao Alvinegro novamente à frente no placar.

Após pouco mais de dez minutos de razoável calmaria, o placar foi atualizado novamente após um cruzamento rasteiro de Canesin pela direita. Kayzer tentou finalizar, mas furou e a bola acabou sobrando entre Bruno Méndez e Vitinho. Melhor para o atacante do Furacão, que tocou para o fundo das redes e empatou a partida pela terceira vez.

A temperatura do jogo baixou a partir disso e o 3 a 3 se manteve até o apito final. A igualdade pouco altera o panorama da briga pelo G8 mas, pelas circunstâncias da partida, agradou mais ao Furacão.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 3 x 3 ATHLETICO-PR
Competição: 35ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 10/02/2021 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Leirson Peng Martins e Lúcio Beiersdorf Flor (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Cartão amarelo: Mateus Vital, Fábio Santos e Gabriel (Corinthians)

Gols: Gustavo Silva, do Corinthians, aos 2' do 1º tempo (1-0); Abner, do Athletico, aos 13' do 1º tempo (1-1); Gabriel, do Corinthians, aos 18' do 1º tempo (2-1); Canesin, do Athletico, aos 33' do 1º tempo (2-2); Gustavo Silva, do Corinthians, 10' do 2º tempo (3-2); Vitinho, do Athletico, aos 27' do 2º tempo (3-3)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Bruno Méndez, Gil, Fábio Santos; Gabriel (Xavier), Cantillo; Gustavo Silva (Ramiro), Araos (Lucas Piton), Otero (Mateus Vital); Léo Natel (Jô). Técnico: Vagner Mancini.

ATHLETICO-PR: Santos; Jonathan (Khellven), Pedro Henrique (Aguilar), Thiago Heleno e Abner; Alvarado (Luan Patrick), Christian (Vitinho), Fernando Canesin e Carlos Eduardo (Jadson); Nikão e Renato Kayzer. Técnico: Paulo Autuori.