Topo

Brasileirão - 2020

Calculadora do Z4: Sport e Fortaleza vencem; Vasco se complica

Do UOL, em São Paulo

10/02/2021 21h26

A vitória por 3 a 0 sobre o Vasco da Gama na noite de hoje (10), no Castelão, foi um passo fundamental na luta do Fortaleza pela permanência na Série A. Já o time de Vanderlei Luxemburgo se complicou um pouco mais. Esta 35ª rodada ainda teve vitória do ameaçado Sport sobre o líder Internacional, resultado que pode ser fundamental para permanência. Abaixo o UOL Esporte faz algumas contas sobre o rebaixamento.

O Botafogo (24 pontos) é o lanterna e já caiu de forma antecipada. Acima dele está o Coritiba (28), que tem quatro jogos a fazer e pode chegar no máximo a 40 pontos —por isso, está por um fio. É do Goiás (33 pontos) para cima que a calculadora pega fogo, e a briga envolve Vasco e Bahia (ambos com 37), Fortaleza e Sport (41 cada).

Sport
Já está bem perto de permanecer no Brasileirão, mas ainda não está matematicamente garantido. Ainda mais porque a tabela é desafiadora, com jogos contra Red Bull Bragantino, Atlético-MG e Athletico. Se chegar a 46 pontos, o Sport está salvo com certeza; se fizer menos do que isso vai precisar seguir de olho ao retrovisor.

Fortaleza
Também praticamente garantido na próxima Série A, dependendo somente de um esforço final. Uma vitória sobre o Bahia, na 37ª rodada, salva o Leão da briga contra o rebaixamento; enquanto a derrota pode render uma rodada final dramática.

Bahia
Após dois empates recentes em jogos diretos contra Vasco e Goiás, o Bahia ainda terá um terceiro, contra o Fortaleza. Mas a maior preocupação do Tricolor de Aço é mesmo o Vasco, em uma disputa bem particular: se terminar à frente dos cariocas, a permanência é certa --exceto se o Goiás conseguir arrancada.

Vasco
O drama é real, e a derrota de hoje pode custar muito caro ao Vasco da Gama. A disputa parece polarizada com o Bahia, pois ambos têm 37 pontos e jogos bem complicados pela frente --dificilmente vai dar para buscar Fortaleza ou Sport. Contra Internacional, Corinthians e Goiás, o time de Luxemburgo terá que jogar a vida para não viver o quarto rebaixamento do clube.

Goiás
A permanência do Goiás só é possível com três vitórias, não tem muita negociação. E mesmo se chegar a 42 pontos, precisa torcer para que Vasco e Bahia fiquem limitados a quatro pontos cada nos três jogos que faltam.

Os jogos que restam para os ameaçados:

Sport: Red Bull Bragantino (em casa), Atlético-MG (casa) e Athletico (fora)
Fortaleza: Palmeiras (F), Bahia (C) e Fluminense (F)
Bahia: Atlético-MG (F), Fortaleza (F) e Santos (C)
Vasco: Internacional (C), Corinthians (F) e Goiás (C)
Goiás: Botafogo (C), Bragantino (C) e Vasco (F)
Coritiba: Santos (F), Palmeiras (C), Ceará (C) e Atlético-GO (F)