Topo

Fluminense

Fluminense tem média de briga por título com 'vovôs' Fred e Nenê titulares

Juntos como titulares do Fluminense, Fred e Nenê tem média de briga por título do Brasileirão - MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO
Juntos como titulares do Fluminense, Fred e Nenê tem média de briga por título do Brasileirão Imagem: MAGA JR/ESTADÃO CONTEÚDO

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/02/2021 04h00

O que muitas vezes foi considerado um problema pode ter virado solução no Fluminense. A boa fase do Tricolor no Campeonato Brasileiro tem nos experientes Fred e Nenê as referências técnicas. Com a dupla de "vovôs" no time titular, a equipe tem aproveitamento de briga pelo título.

Nos dez jogos em que iniciaram como titulares, o Flu conquistou 63,4% dos pontos que disputou. Ao todo, foram seis vitórias, três empates e apenas uma derrota — para o Atlético-GO — no Brasileirão. A média é superior à do rival Flamengo, hoje vice-líder, que tem aproveitamento de 62% na competição, atrás apenas do líder Internacional, que marca 65%.

Ao todo, Fred, de 37 anos, e Nenê, de 39, estiveram juntos em campo em 18 jogos: oito vitórias, seis empates e quatro derrotas, média de 55,5% dos pontos, que é idêntica a do próprio Flu, hoje quinto colocado, com 56 pontos, no Brasileiro.

Odair Hellmann utilizou a dupla em 11 partidas, marcando 57,5% dos pontos com os dois — cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Em cinco oportunidades, entretanto, o camisa 9 saiu do banco durante os 90 minutos. Já com Marcão, a média é inferior: 52,3% em sete jogos — três vitórias, dois empates e duas derrotas —, e Nenê foi quem começou três partidas no banco de reservas.

Na disputa por uma vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores, competição que não disputa desde 2013, o Fluminense tem contado com boas atuações dos dois. Depois de passar alguns jogos fora da equipe titular, apesar de não balançar as redes desde dezembro, Nenê voltou e acumulou mais duas assistências contra Goiás e Bahia, enquanto Fred balançou a rede contra o Coritiba.

Xerém corre pelos 'vovôs'

Para que Fred e Nenê entrem em campo e consigam ser a referência técnica da equipe apesar da idade avançada, é necessário que os outros jogadores compensem algumas questões. Fisicamente, apesar de serem privilegiados, os dois não conseguem entregar transições defensivas perfeitas e intensidade necessárias para o futebol atual no Brasileirão nos 90 minutos. Por isso, sãos os jovens revelados nas categorias de base de Xerém quem corre pelos "vovôs".

"Essa união entre os mais experientes e os mais novos vem sendo muito boa. Eles conversam com a gente, dão conselhos, mas também chamam a gente para a resenha, e assim temos um grupo muito unido e forte. Essa mescla é positiva dentro e fora de campo", disse Calegari em entrevista coletiva.

Fred e Nenê são referências, mas Xerém corre por 'vovôs' no Fluminense - Mailson Santana/Fluminense FC - Mailson Santana/Fluminense FC
Fred e Nenê são referências, mas Xerém corre por 'vovôs' no Fluminense
Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Jovens da "geração de ouro", Calegari (18 anos), Martinelli (19) e Luiz Henrique (20) são os jogadores que também ganharam espaço no Flu com Marcão. Além deles, Nino, Luccas Claro, Yago e Michel Araújo, que não foram formados na base do clube, são outros atletas com menos de trinta anos que recebem mais chances. A escalação que vem entrando em campo nos últimos jogos tem média de 27 anos, considerada ideal internamente.

Fluminense