Topo

Brasileirão - 2020

Grêmio vence rebaixado Botafogo por 5 a 2 e acirra briga por Libertadores

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/02/2021 21h52

O Grêmio venceu o já rebaixado Botafogo por 5 a 2, na noite de hoje (8), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro, e deu mais um passo na briga pela classificação à Libertadores do ano que vem. O placar foi construído com gols de Alisson, Jean Pyerre, Churín e Matheus Henrique, duas vezes; Navarro e Matheus Babi descontaram para o time da casa.

Com o resultado, o Tricolor gaúcho chegou à sexta colocação, com 56 pontos, empatando com o Fluminense, que ainda entra em campo nesta rodada. O Glorioso, por sua vez, se manteve com 24 pontos, na lanterna da competição.

Na próxima rodada, o Botafogo visita o Goiás, enquanto o Grêmio recebe o São Paulo.

Fim do jejum

A vitória deu fim a uma sequência ruim do Grêmio. A equipe vinha de sete jogos sem triunfar, com cinco empates e duas derrotas.

Jean Pyerre se destaca

O camisa 10 do Grêmio foi um dos destaques do jogo. Ele ditou o ritmo do time e foi um dos mais ativos. Apesar de o Botafogo ter dado uma liberdade maior, o meia demonstrou atributos que o fizeram ser badalado. Participou do lance do primeiro gol e fez o segundo, em cobrança de falta.

Zé Welison não esteve em uma boa noite

O volante Zé Welison não esteve bem esta noite. O jogador demonstrou falhas na marcação no primeiro tempo e, quando foi ao ataque, não conseguiu ajudar.

Desfalques de última hora

Botafogo e Grêmio tiveram desfalques por questões musculares. O Alvinegro, que repetiu a aposta nos jovens, não pôde contar com o lateral esquerdo Victor Luis, que sentiu desconforto no músculo anterior da coxa esquerda e foi poupado. No lado do Tricolor, Kannemann não ficou nem no banco também por causa de um incômodo.

O jogo

Chances iniciais

Os donos da casa começaram o jogo um pouco melhor, conseguiam trocar passes e, nos minutos iniciais, levaram maior perigo ao gol de Paulo Victor, com finalizações de Navarro e Zé Welison.

Chegou e fez

O Grêmio abriu o placar na primeira chegada ao ataque. Depois de tabela entre Matheus Henrique e Jean Pyerre, Alisson foi acionado no meio da defesa alvinegra, girou e bateu na saída do goleiro Diego Loureiro.

Grêmio amplia de falta

O Tricolor gaúcho começava a "gostar do jogo" e ter mais a bola quando ampliou a vantagem. Em cobrança de falta, Jean Pyerre mandou no canto esquerdo do goleiro Diego Loureiro e balançou a rede.

Gaúchos desperdiçam chances

Os comandados de Renato Gaúcho mostravam certa facilidade para chegar ao setor ofensivo e criavam chances. Jean Pyerre e Alisson quase fizeram de cabeça. Depois, Hugo cortou cruzamento após boa jogada de Pepê.

Paulo Miranda salva

O Botafogo quase diminuiu com Rafael Navarro, que recebeu de Zé Welison e bateu. A bola passou por Paulo Victor, mas Paulo Miranda apareceu para afastar.

Por cima!

Já nos minutos finais do primeiro tempo, Vanderson recebeu em velocidade na ala direita e cruzou par Churín, que acabou pegando mal na bola e mandou por cima do gol.

Olho na base

O Botafogo voltou para o segundo tempo com Kayque na vaga de Zé Welison, o que fez com que a equipe tivesse em campo nove jogadores que chegaram ao clube ainda para a base. As exceções, naquele momento, eram Kevin e Cesinha.

VAR, pênalti e gol

O Grêmio tornou a vida do Botafogo ainda mais complicada no início do segundo tempo. Depois de cruzamento de Alisson, Diego Loureiro desvia e o rebote para no pé de Pepê, que fura. Romildo, que deu um carrinho para impedir o chute, acabou acertando o adversário.

Inicialmente, o árbitro havia mandado o jogo seguir, mas, após análise do vídeo, apontou a marca da cal. Na cobrança, Churín fez.

Resposta rápida

Em lance praticamente seguinte ao terceiro gol do Grêmio, o Botafogo conseguiu diminuir. Em bola enfiada por Romildo, David Braz falhou, Navarro aproveitou e avançou, batendo na saída de Paulo Victor.

Botafogo se anima

Após o gol, o Alvinegro se animou e foi em busca do segundo. Navarro e Matheus Nascimento tiveram oportunidades, mas o primeiro parou em Paulo Victor e o segundo mandou para fora.

Golaço!

O Tricolor gaúcho chegou ao quarto gol em uma bonita jogada. Depois de troca de passes, Matheus Henrique dominou e mandou no ângulo esquerdo de Diego Loureiro.

Mais um

Matheus Henrique mal havia feito um e já comemorou de novo. Depois de tabela com direito a passe de letra de Isaque, o camisa 7 balançou a rede. Foi a "cereja no bolo" do time gaúcho.

Descontou

Quando o jogo já entrava na reta final, Matheus Babi fez o segundo do Botafogo.

Saiu e voltou

Já nos acréscimos, Jean Pyerre dividiu uma bola no meio de campo e caiu dando a impressão de que poderia ter lesionado o joelho. Ele foi retirado do campo de maca, mas voltou pouco depois.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 5 GRÊMIO


Competição: Campeonato Brasileiro, 35ª rodada
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 8 de fevereiro de 2021, às 20h
Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro (SC) e Johnny Barros de Oliveira (SC)
Árbitro de vídeo: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Cartões amarelos: Nenhum
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Alisson, do Grêmio, aos 6'/2ºT; Jean Pyerre, do Grêmio, aos 16'/2ºT; Churín, do Grêmio, aos 8'/2ºT; Rafael Navarro, do Botafogo, aos 10'/2ºT; Matheus Henrique, do Grêmio, aos 28'/2ºT; Matheus Henrique, do Grêmio, aos 32'/2ºT; Matheus Babi, do Botafogo, aos 36'/2ºT

Botafogo: Diego Loureiro; Kevin, Kanu, Sousa e Hugo (Warley); Zé Welison (Kayque), Caio Alexandre e Romildo (Matheus Babi); Cesinha (Marcelo Benevenuto), Matheus Nascimento e Rafael Navarro (Lecaros). Técnico: Lúcio Flávio (interino)

Grêmio: Paulo Victor; Vanderson (Ferreira), Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Maicon (Lucas Silva), Matheus Henrique (Thaciano), Jean Pyerre; Alisson (Rodrigues), Pepê e Churín (Isaque).Técnico: Renato Gaúcho