Topo

Santos arranca empate com o Atlético-GO e segue vivo em briga pelo G8

Do UOL, em São Paulo

06/02/2021 22h56

Atlético-GO e Santos empataram em 1 a 1 hoje (6), em Goiânia, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, em duelo direto na briga por uma vaga na próxima edição da Copa Libertadores. O Dragão abriu o placar com um gol de pênalti do goleiro Jean, ainda na primeira etapa, mas viu o Santos igualar o marcador da mesma maneira no segundo tempo, com Marcos Leonardo.

Com o resultado, o Atlético fica na 12ª posição, com 46 pontos e 35 jogos disputados. Já o Santos sobe para a 10ª posição, com 47 pontos em 34 partidas, e segue com chances de terminar o Brasileirão no G8.

O próximo adversário do Peixe no Brasileirão será o Coritiba no sábado (13), na Vila Belmiro, iniciando uma sequência de três partidas em casa. Já o Dragão viaja a Curitiba para enfrentar o Athletico-PR, que também por uma vaga na Libertadores. A partida será disputada no domingo, às 18h15 (de Brasília).

1º tempo: Atlético mostra que menos é mais

O Santos teve 63% de posse de bola na primeira etapa, mesmo jogando fora de casa. Entretanto, por mais estranhos que soem os números, quem teve o domínio das ações ofensivas da partida foi o Dragão. Com seis finalizações contra três do Peixe, o time de Marcelo Cabo foi mais consistente.

A equipe de Cuca, apesar de não fugir totalmente de suas características habituais, demonstrou uma leve carência de velocidade pelos lados do ataque, o que acabou por neutralizar uma de suas principais virtudes.

Pênalti e expulsão polêmicas

Aos 29 minutos do primeiro tempo, o lateral direito Dudu caiu dentro da área após contato com o santista Arthur Gomes. O árbitro Marcelo de Lima Henrique apitou pênalti, que não existiu segundo o comentarista Paulo César de Oliveira, do canal Premiere.

Três minutos depois, após muita conversa com o VAR, o goleiro Jean bateu forte no meio do gol e abriu o placar para os donos da casa.

Já aos 17 minutos da etapa final, após ter advertido o meia Matheus Vargas, do Atlético-GO, com um cartão amarelo em uma entrada forte em Luan Peres, o árbitro foi chamado pelo árbitro assistente de vídeo, voltou atrás e expulsou o jogador do Dragão. Segundo Paulo César de Oliveira, Marcelo de Lima Henrique se equivocou novamente.

2º tempo: Dragão seguro e Santos sem capacidade de reação

As duas equipes voltaram do intervalo com posturas muito parecidas às que haviam mostrado nos primeiros 45 minutos, ainda que o Santos tenha efetuado uma alteração — Jean Mota no lugar de Arthur Gomes. Foi o Dragão, inclusive, quem construiu a primeira jogada de perigo da segunda etapa, com Zé Roberto finalizando para fora.

A dinâmica do jogo não se alterou significativamente nem imediatamente após a expulsão do meia atleticano Matheus Vargas, aos 17 minutos. O Santos seguiu apostando em jogadas aéreas que pareciam não levar a lugar algum. Mas só pareciam.

A 14 minutos do fim, o zagueiro Éder tocou com a mão um cruzamento desviado pelo santista Marcos Leonardo e o árbitro apitou pênalti.

Após uma discussão breve, mas tensa, entre Marcos Leonardo e Soteldo, o atacante mais jovem levou a melhor e se dirigiu à marca de penalidade. Com um chute firme e no meio do gol, como no tento do adversário, o camisa 36 igualou o marcador.

Após o gol de empate, a superioridade numérica santista se fez mais evidente -- também pela postura ofensiva escolhida por Cuca, que escalou quatro atacantes. Dessa forma, o Peixe pressionou o Dragão em busca da virada, mas a equipe de Marcelo Cabo soube se defender e segurar o resultado.

Foi bem: Soteldo

Mesmo abaixo do que já mostrou ao longo da temporada, o venezuelano foi o grande nome da partida. Com um percentual de acerto de passes acima da média, o jogador centralizou praticamente toda a produção ofensiva do Peixe e foi primordial na busca pelo empate.

Não foi bem: Arthur Gomes

Com o jogador em campo, o meio de campo santista teve pouca mobilidade, prejudicando a transição com o ataque.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-GO 1 X 1 SANTOS


Data e hora: 06/02/2021 (sábado), às 21h (horário de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly , em Goiânia (GO)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Luiz Cláudio Regazone (ambos do RJ)
VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)
Cartões amarelos: João Victor (ACG); Felipe Jonathan e Alison (SAN)

Cartões vermelhos: Matheus Vargas (ACG)
Gols: Jean, do Atlético-GO, aos 32' do 1º tempo (1-0); Marcos Leonardo, do Santos, aos 32' do 2º tempo (1-1)

ATLÉTICO-GO: Jean; Dudu, João Victor, Éder e Nicolas; Willian Maranhão, Marlon Freitas e Matheus Vargas; Janderson (Chico), Wellington Rato (Danilo Gomes) (Gilvan) e Zé Roberto (Vitor). Técnico: Marcelo Cabo.

SANTOS: João Paulo; Pará, Laércio, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison (Bruno Marques), Vinicius Balieiro (Marcos Leonardo) e Arthur Gomes (Jean Mota); Lucas Braga (Ângelo), Soteldo e Kaio Jorge (Ivonei). Técnico: Cuca.