Topo

Santos

Santos estuda iniciar Paulistão com equipe sub-23 e jovens destaques

Estádio Vila Belmiro, do Santos (Reprodução) - Reprodução / Internet
Estádio Vila Belmiro, do Santos (Reprodução) Imagem: Reprodução / Internet

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

05/02/2021 04h00

O Santos estuda iniciar a disputa do Campeonato Paulista 2021 atuando com a equipe sub-23, que teria reforços de atletas ainda mais jovens que se destacam nas categorias de base. A ideia é dar descanso aos profissionais e rodagem para jovens que podem reforçar a equipe principal.

O Peixe, que negocia para renovar o contrato do técnico Cuca, cogita não utilizar nem o treinador principal nas primeiras rodadas do torneio para ter uma pré-temporada adequada com o elenco principal. A princípio, o clube pensa em deixar o comando nas mãos do auxiliar Marcelo Fernandes.

Isso ocorre por causa do calendário apertado que os clubes brasileiros vão viver em 2021. O Brasileirão termina em 25 de fevereiro, e o Paulistão está previsto para se iniciar já no dia 28.

O Alvinegro praiano entende que os atletas precisam de descanso após uma temporada exaustiva e, ainda vivendo crise financeira e tentando acertar todas as dívidas, vê o Estadual como bom laboratório para que novos Meninos da Vila surjam e sejam úteis ao longo do ano.

Em contenção de despesas, o Peixe não deve gastar muito no mercado da bola e terá de recorrer à base para substituir atletas, como Lucas Veríssimo e Diego Pituca, negociados recentemente. Isso, claro, desde que o clube esteja liberado para atuar no mercado, sem restrições —no momento, por conta de um impasse com o Huachipato (CHI) em torno da negociação de Soteldo, o time está impedido pela Fifa.

O time sub-23, porém, deve ter média de idade bastante inferior a 23 anos, uma vez que os principais jovens já subiram ao elenco profissional. Destaques de categorias inferiores, como sub-20 e sub-17, também devem ser utilizados. Jovens promessas, como Kaiky Fernandes, Kevin Malthus, Pirani e Brayan Kruger, estão no radar.

Santos