PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Netflix lança trailer de documentário que promete novo olhar sobre Pelé

Rei do Futebol gravou entrevistas exclusivas para a obra produzida por Kevin Macdonald, vencedor de Oscar - Divulgação/Netflix
Rei do Futebol gravou entrevistas exclusivas para a obra produzida por Kevin Macdonald, vencedor de Oscar Imagem: Divulgação/Netflix

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

04/02/2021 09h38

Um aguardado documentário que retrata as origens e a jornada de Pelé da infância ao tricampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1970 será lançado em 23 de fevereiro pela Netflix. Para estimular a expectativa do público, a plataforma divulga hoje (4) o trailer da produção.

O documentário é dirigido pelos britânicos David Tryhorn e Ben Nicholas e produzido pelo cineasta vencedor do Oscar em 2000 pela produção "Munique, 1972: Um Dia em Setembro" (1999), Kevin Macdonald. Além dos grandes nomes, a expectativa é pelo fato de os envolvidos prometerem um novo olhar sobre a trajetória do Rei do Futebol, já tão explorada ao longo das décadas.

O trailer já dá mostras de abordagens fora do padrão. Em meio às imagens da época da Ditadura Militar no Brasil, aparece Pelé falando: "Sempre me procuram para ver se posso apoiar um lado ou outro". Além disso, o contexto da Copa do Mundo de 1970 é mostrado no período de pouco mais de um minuto, quando ele diz: "Naquele momento, eu não queria ser Pelé."

Pôster - Reprodução - Reprodução
Pôster do documentário sobre Pelé na Netflix
Imagem: Reprodução

Diversos personagens que deram depoimentos ao documentário já são mostrados no trailer, a começar por Zoca, irmão de Pelé, e Coutinho, seu maior parceiro de ataque — ambos já mortos. Também aparecerem Pepe, Juca Kfouri, Gilberto Gil, Jairzinho, Benedita da Silva, Dorval, José Trajano e Zagallo.

"Herói nacional durante uma era radical e turbulenta da história brasileira", como diz a Netflix em seus materiais de divulgação, Pelé é filmado batucando em uma caixa de engraxate, ofício que exerceu na infância, e dá uma declaração que aparece logo no trailer contrária às suas manifestações quase sempre otimistas e professorais:

O grande presente que você ganha na vitória não é a joia, né? É o alívio mesmo."

Futebol