Topo

Villas-Boas e mais 5 técnicos portugueses livres no mercado; veja a lista

André Villas-Boas, ex-técnico do Olympique de Marselha - NICOLAS TUCAT / AFP
André Villas-Boas, ex-técnico do Olympique de Marselha Imagem: NICOLAS TUCAT / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2021 04h00

Após o sucesso de Jorge Jesus no Flamengo e Abel Ferreira no Palmeiras, qual vai ser o próximo técnico português a desembarcar no Brasil? No que depender da torcida do São Paulo, já há um candidato. Trata-se de André Villas-Boas.

Ontem (2), o treinador surpreendeu ao pedir demissão do comando do Olympique de Marselha, da França. Foi o suficiente para animar alguns torcedores do Tricolor que sonham com a chegada de Villas-Boas ao Morumbi. Principalmente agora que o clube procura um substituto após a dispensa de Fernando Diniz.

Vale lembrar que André Villas-Boas revelou em entrevista concedida ao Fox Sports, em novembro do ano passado, que quase chegou a comandar o São Paulo em 2012.

"Terminei o contrato com o Chelsea em março e minha ideia era criar uma ligação com os novos talentos que estavam surgindo no futebol brasileiro. Fiquei uma semana e meia no Brasil e recebi uma chamada do então vice-presidente do São Paulo. Marcamos de nos encontrar na casa do Adalberto [Baptista, então diretor do clube]. Falamos muito e chegamos a um acordo total sobre as mudanças que eu queria implementar no São Paulo", contou.

Mas engana-se quem pensa que André Villas-Boas é o única opção caso o São Paulo — ou outro clube — decida investir na conexão Portugal-Brasil.

Veja cinco técnicos portugueses que estão livre no mercado:

Leonardo Jardim

Leonardo Jardim - Jean Catuffe/Getty Images - Jean Catuffe/Getty Images
Imagem: Jean Catuffe/Getty Images

Aos 46 anos, Leonardo Jardim está sem clube desde 2019, quando deixou o comando do Monaco. À frente do time do Principado, conseguiu o seu maior feito na temporada 2016-17 ao interromper a sequência de títulos do Paris Saint-Germain no Campeonato Francês.

Ele chegou a ser procurado pelo Flamengo para substituir Jorge Jesus, mas acabou optando por aguardar propostas do futebol europeu. Até o momento, o treinador segue sem clube.

Bruno Lage

Considerado um nome promissor da escola portuguesa, Bruno Lage estava no Benfica até junho de 2019 — saída que abriu espaço para o retorno de Jorge Jesus ao clube no ano seguinte.

No Benfica, levou o título português logo na temporada 2018-19 e foi responsável por revelar o meia-atacante João Félix, que posteriormente acabou vendido ao Atlético de Madri como a maior negociação da história do clube.

Marco Silva

Marco Silva - Lee Smith/Reuters - Lee Smith/Reuters
Imagem: Lee Smith/Reuters

Outro nome que estava na lista de possíveis substitutos de Jorge Jesus no Fla é Marco Silva. O treinador de 43 anos atuou no futebol inglês entre 2017 e 2019, passando por Hull City, Watford e Everton — neste último, acabou demitido após uma sequência ruim que levou o time à zona de rebaixamento do Campeonato Inglês.

Rui Vitória

Depois de quase quatro anos vitoriosos no Benfica, Rui Vitória teve a sua primeira experiência fora do futebol português em 2019, quando assumiu o Al-Nassr, da Arábia Saudita. No Oriente Médio, sagrou-se campeão saudita na temporada 2018-19, mas deixou o clube em dezembro do ano passado na penúltima colocação do campeonato local.

Além disso, ele somou conquistas em Portugal pelo Vitória SC e Fátima.

Sérgio Vieira

Sérgio Vieira entrou para o time de desempregados na última segunda-feira (1). Ele foi demitido do Farense, que atualmente ocupa a última colocação do Campeonato Português.

Nome bem menos badalado em relação aos anteriores, Sérgio Vieira já é conhecido no futebol brasileiro. Entre 2015 e 2017, ele passou por Athletico-PR, Guaratinguetá, Ferroviária, América-MG e São Bernardo.

Sergio Vieira - Divulgação/América-MG - Divulgação/América-MG
Imagem: Divulgação/América-MG