Topo

Presidente da Alerj quer rebatizar Maracanã com nome de Pelé

Mário Filho deixaria de ser o nome oficial do estádio, que passaria a se chamar Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé - Thiago Ribeiro/AGIF
Mário Filho deixaria de ser o nome oficial do estádio, que passaria a se chamar Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 14h58

Reeleito presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), o deputado André Ceciliano (PT) criou um projeto de lei para rebatizar o nome oficial do estádio do Maracanã, que atualmente se chama Mário Filho - jornalista que era irmão de Nelson Rodrigues.

A proposta foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro e precisa ser votada pelos deputados. O objetivo é colocar o nome do estádio de Estádio Edson Arantes do Nascimento - Rei Pelé.

Além disto, todas as placas alusivas ao nome do estádio precisarão fazer menção ao milésimo gol do ex-atacante, marcado no próprio local.

Ceciliano justificou o projeto como uma homenagem, em vida, para Pelé. "No Brasil, [Pelé] é aclamado como herói nacional por suas realizações no futebol e por seu apoio franco a políticas que melhoram as condições sociais dos mais necessitados. Ao longo de sua carreira e aposentadoria, Pelé recebeu vários prêmios individuais e de equipe por seu desempenho em campo, suas conquistas recordes e seu legado no esporte", diz ele.

"O Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé. Assim sendo, mais do que justa uma homenagem a uma pessoa reconhecida mundialmente pelo seu legado no futebol brasileiro e pela prestação de relevantes serviços no país", completou Ceciliano em sua proposta.