Topo

Libertadores - 2021

Brasil pode ter só 2 times como cabeças de chave na Libertadores 2021

Jogadores do Palmeiras se reunem antes do início da final da Libertadores contra o Santos, no Maracanã - Ricardo Moraes/Getty Images
Jogadores do Palmeiras se reunem antes do início da final da Libertadores contra o Santos, no Maracanã Imagem: Ricardo Moraes/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/02/2021 14h26

Quando forem definidos os grupos da Libertadores 2021, o Brasil pode contar com somente dois times entre os cabeças de chave. O sorteio da fase preliminar será realizado pela Conmebol nesta sexta-feira (5).

Entre os representantes nacionais, somente um já está garantido entre os oito times do pote 1: o Palmeiras, atual campeão. Além dele, Grêmio, melhor brasileiro no ranking divulgado hoje pela Conmebol, Flamengo e São Paulo também podem alcançar um lugar entre os cabeças de chave.

Ao todo, oito equipes são colocadas como cabeças de chave no pote 1 — o atual campeão e os sete melhores ranqueados entre os que garantiram vaga direta para a fase de grupos. Segundo a Conmebol, o ranking é formado pelo "desempenho nos últimos dez anos" dos clubes (em Libertadores e Sul-Americana), pelo "coeficiente histórico" de participações na história das duas competições da entidade e pelo item "torneio local", que dá pontos para campeões nacionais.

Assim, além do Palmeiras, Grêmio (3º no ranking da Conmebol) e Flamengo (6º) são os que mais possuem chances de garantirem um lugar no pote principal. Para isso, no entanto, é preciso que as equipes se classifiquem direto para a fase de grupos da competição.

O Flamengo, segundo colocado do Brasileirão, tem boas chances de se juntar ao Palmeiras. Basta o Rubro-Negro terminar a competição no G-4. Já o Grêmio, que ocupa a sétima posição, neste momento estaria se classificando para a fase preliminar e não poderia, desta forma, ser um cabeça de chave. Vale lembrar, porém, que além do Campeonato Brasileiro, o Tricolor gaúcho ainda pode alcançar a vaga direta para a Libertadores via Copa do Brasil.

O caso do São Paulo já é um pouco mais complicado. Mesmo que o time do Morumbi consiga a classificação para a fase de grupos da Libertadores, a presença como cabeça de chave é incerta. Atual 13º colocado no ranking da Conmebol, o clube precisaria contar com a ausência de pelo menos cinco times melhores ranqueados entre os classificados diretamente para as chaves do torneio.

O Internacional, que lidera o Brasileirão, é somente o 19º no ranking da entidade sul-americana e tem presença improvável no pote 1 mesmo em caso de título nacional.

Há ainda as situações de Santos e Fluminense. O time da Vila Belmiro possui boa colocação no ranking da Conmebol — nono —, mas só tem chances de se classificar para a fase preliminar da Libertadores. O Flu, embora ainda tenha possibilidades de G-4, é somente o 39º no ranking e deve ocupar um lugar no pote 3 caso consiga a vaga direta.

A última vez que o Brasil contou com somente dois representantes no pote 1 foi em 2016 — Corinthians e Atlético-MG naquela ocasião. Em 2018, por exemplo, havia quatro times brasileiros entre os cabeças de chave.

A Libertadores 2021 tem início previsto para 16 de fevereiro, com as fases preliminares. O encerramento deve acontecer no dia 20 de novembro.