Topo

Alejandro acerta com o FC Dallas e Cruzeiro mantém parte dos direitos

Alejandro Viniegra recebeu propostas do exterior, mas aceitou jogar nos Estados Unidos - Bruno Haddad/Cruzeiro
Alejandro Viniegra recebeu propostas do exterior, mas aceitou jogar nos Estados Unidos Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2021 20h39

O meia Alejandro Viniegra, de apenas 18 anos, revelado nas categorias de base do Cruzeiro, está de saída da Raposa. O jogador foi negociado com o Dallas FC, da Major League Soccer, principal liga de futebol dos Estados Unidos. O meio-campista havia assinado um contrato de cinco anos com o Cruzeiro, mas como o vínculo foi firmado ainda quando era menor de idade, por regras da Fifa, o acordo só tinha validade por três temporadas. E, por isso, no próximo mês Alejandro estaria livre para acertar com outra equipe.

Nesta negociação o Cruzeiro não receberá pagamento, mas manterá uma porcentagem dos direitos econômicos do atleta em caso de futura venda. Entretanto, segundo apurou o UOL Esporte, o próprio jogador, por gratidão — está na Toca desde os 14 anos — não quis sair sem que o clube tivesse alguma garantia futura.

Alejandro recebeu três propostas de clubes mexicanos além da do Dallas, e preferiu aceitar o convite dos norte-americanos. O jovem atleta tem dupla cidadania, brasileira e mexicana, tanto que já atuou pelas divisões de base das duas seleções.

O meia deve, inicialmente, integrar o time secundário do Dallas FC, até pela idade. Sua ida aos Estados Unidos será liberada após o jogador conseguir o visto de trabalho estrangeiro.

Em 2018, Alejandro foi o jogador mais novo a atuar no Campeonato Brasileiro. Ele entrou em campo na última rodada daquela edição do torneio com 16 anos, mesma idade de Kaio Jorge, do Santos, à época, outro garoto que jogou naquele Brasileirão.

O portal Deus me Dibre anunciou antecipadamente a saída de Alejandro.

O Cruzeiro emitiu nota oficial para tratar da saída de Alejandro

O Cruzeiro Esporte Clube informa que está firmando uma parceria com o FC Dallas, um dos principais clubes da Major League Soccer, dos Estados Unidos.

A parceria, que englobará oportunidades institucionais e esportivas, visando novos negócios e receitas para a Raposa, foi ativada com a transferência de Alejandro, atleta da categoria Sub-20.

No acordo, alinhado por André Mazzuco (Diretor de Futebol do Cruzeiro), André Zanotta (diretor executivo do FC Dallas), e o staff do atleta, as duas equipes passam a ter coparticipação nos direitos econômicos do jogador em uma negociação futura.