Topo

Agente relata Lucas Braga de voz embargada após ser chamado de "crioulinho"

Lucas Braga em jogo pelo Santos - Ivan Storti
Lucas Braga em jogo pelo Santos Imagem: Ivan Storti

Gabriela Brino

Colaboração ao UOL, de Santos

03/02/2021 23h34

O atacante Lucas Braga, do Santos, foi alvo de comentários racistas por parte do narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal, durante o empate em 3 a 3 entre o time paulista e o Grêmio, pelo Campeonato Brasileiro, nesta tarde. O narrador se referiu a Lucas como "crioulinho" durante a partida, o que causou revolta ao empresário do jogador, Miguel Caluff.

Em contato com o UOL Esporte, o representante afirmou que entrará com processo contra o narrador e citou que sentiu a voz do atacante embargada durante a ligação para discutir o episódio.

"De repente chegou esse vídeo para mim pelo Lucas no WhatsApp. Quando escutei e vi o vídeo, na hora não acreditei. Vi de novo, duas ou três vezes. E me dei conta da gravidade,. Revi umas quatro ou cinco vezes para ver se era verdade o que eu estava escutando. Liguei para o Lucas, ele estava no aeroporto. Senti a voz dele embargada. E ele, na humildade dele, mandou deixar para lá. E eu nem soube o que falar para ele. Essa conotação que o indivíduo usou é totalmente racista, falta de respeito", disse.

"E espalhou, o jurídico do Santos me ligou revoltado. O mínimo que a gente pode fazer é expor esse tipo de pessoa, covarde. Querer humilhar as pessoas, diminuir, como se isso fosse fazer algum bem. Fizemos uma nota de repúdio e vamos processar um cidadão desse, porque só assim ele pode sentir algo. O Lucas, pode ter certeza que ele vai continuar a vida dele, está chateado. O recado, a nota de repúdio, um processo, é apenas para se defender. O Lucas é um menino de cabeça boa, mas pega uma pessoa que não tem toda essa estrutura, não tem mídia em volta para ajudar para se defender. Um cidadão desse tem que aprender a respeitar. Respeite para ser respeitado", acrescentou.

O Santos diz ainda que vai tomar "medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio"

Por que a fala é racista?

São consideradas racistas manifestações, declarações ou comentários que atribuam aspectos raciais apenas a indivíduos negros. Isso pressupõe que pessoas brancas são a norma e todos que sejam diferentes devem ter suas características especificadas. Foi o que ocorreu quando o narrador se referiu ao menino dizendo "crioulinho" e "cidadão de cor".

Veja a nota da Rádio Grenal

Veja a nota oficial do Santos

O Santos FC não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.

Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.

O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.

É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.

Basta de tolerância com racismo!
Basta!

Santos FC
#TimedeBrancoedePreto