Topo

Quem é o técnico que pediu demissão do Marselha e já quis treinar o SPFC?

André Villas-Boas é português e trabalhou em times como Porto, Chelsea, Tottenham e Olympique de Marselha - Jonathan Bartolozzi/Olympique de Marseille via Getty Images
André Villas-Boas é português e trabalhou em times como Porto, Chelsea, Tottenham e Olympique de Marselha Imagem: Jonathan Bartolozzi/Olympique de Marseille via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/02/2021 10h32

André Villas-Boas surpreendeu os torcedores de Olympique de Marselha e anunciou, por meio de uma entrevista coletiva realizada na manhã de hoje, que pediu demissão do clube.

A notícia animou os torcedores do São Paulo, já que o técnico chegou a ficar, em 2012, perto de assinar com a equipe paulista, revelando um sonho de trabalhar no Brasil. Ontem, o Tricolor demitiu Fernando Diniz e está sem treinador.

Mas afinal, quem é André Villas-Boas? O UOL Esporte preparou um resumo da carreira do português de 43 anos, que deve ficar oficialmente livre no mercado nas próximas horas.

Nascido em 1977 no Porto, região ao norte de Portugal, Luís André Pina Cabral Villas-Boas chegou a jogar por times profissionais pequenos e, diante disto, optou por fazer carreira fora dos gramados - ainda no futebol.

Aos 23 anos, ele passou a trabalhar nas categorias de base do Porto, atuando como olheiro do clube. Em 2004, foi contratado pelo Chelsea para ocupar a mesma função após se destacar em seu país. Ficou na Inglaterra até 2008, quando aceitou a proposta para observar talentos para a Inter de Milão.

Foi em seu país de nascimento que a carreira de treinador começou. Em 2010, Villas-Boas assumiu o comando do modesto Academica de Coimbra, hoje na 2ª divisão nacional.

Após um trabalho que tirou o time da zona de rebaixamento da 1ª divisão, ele ganhou a confiança do Porto e voltou ao ex-clube, desta vez como técnico, para suceder Jesualdo Ferreira. No clube de sua terra natal, venceu o Campeonato Português por uma vez e se sagrou campeão também da Liga Europa.

Com o sucesso, foi contratado pelo também ex-clube Chelsea, onde ficou por uma temporada e conquistou a Copa da Inglaterra.

Depois, treinou o Tottenham, o Zenit e o Shangai SIPG antes de chegar ao Marselha - na equipe francesa, ele estava em sua 2ª temporada.