Topo

"Neto destruiu minha vida", diz mulher ofendida que processa a Band

Neto, apresentador de "Os Donos da Bola", precisou pedir desculpas por falas de 2016 - Reprodução/Band
Neto, apresentador de "Os Donos da Bola", precisou pedir desculpas por falas de 2016 Imagem: Reprodução/Band

Adriano Wilkson

Do UOL, em São Paulo

02/02/2021 11h43

A paranaense Odete Souza, moradora da cidade de Mundo Novo, em Mato Grosso do Sul, está processando a TV Band e o Bandsports por ofensas e piadas de cunho sexual feitas pelo apresentador Neto em 2016.

Naquele ano, após uma visita ao município de 18 mil habitantes, o ex-jogador afirmou nos programas "Os Donos da Bola", "Baita Amigos" e "Pânico na Band" que Odete seria "dona da zona da cidade" e fez comentários depreciativos sobre sua aparência. As afirmações vieram depois de viralizarem nas redes sociais um vídeo em que Neto chama a moradora de "biscate" e uma foto dos dois juntos.

Ontem Neto precisou ler ao vivo um pedido de desculpas conquistado em uma ação de direito de resposta movida por Odete.

"É uma coisa que me machucou muito. O Neto veio na minha casa e destruiu a minha vida", afirmou a paranaense, que pede na Justiça uma indenização por danos morais e materiais de R$ 340 mil das duas emissoras.

"Foi muita falação. Sempre que saía alguma coisa na televisão, o povo ficava perguntando. Eu não estava ganhando mais nenhum real, todo mundo só ficava falando do Neto. Tirei uma foto com ele, e essa foto acabou com a minha vida. Hoje eu tenho uma porcaria de vida. Só Deus sabe a tristeza que eu carrego", afirmou a desempregada, chorando, durante uma conversa por telefone. "Eu tenho uma depressão que eu não sei de onde vem. Só vivo chorando. Eu não tinha essa choradeira antes."

Em um dos vídeos anexados ao processo, Neto afirma entre risadas que estava em Mundo Novo quando um conhecido lhe contou que tinha sido casado com a dona do prostíbulo da cidade.

O apresentador teria ido até o local indicado como prostíbulo, onde tirou uma foto com a dona do estabelecimento, que ele identificou como "Dete". De acordo com Odete, de 46 anos, o local na verdade era uma loja de conveniência que também funcionava como bar. Ela diz que precisou fechar o negócio depois que a história e sua foto foram compartilhadas nas redes sociais.

Por decisão judicial e sob pena de multa diária de mil reais em caso de descumprimento, o apresentador leu durante "Os Donos da Bola" a seguinte nota, conforme determinado no processo:

"Eu, Sr. José Ferreira, venho aqui publicamente prestar nota de esclarecimento acerca de um vídeo divulgado por mim no WhatsApp, o qual circulou por toda a rede e consequentemente em vários veículos de comunicação social. O referido vídeo gerou notoriedade de forma negativa a Sra. Odete Rodrigues da Cruz Souza e a seus familiares, bem como a seu víveres tendo em vista que a ofendida reside há anos em um pequeno município, do estado de Mato Grosso do Sul, intitulado por Mundo Novo. Embora eu tenha chamado ela de gostosa, declaro abertamente que a minha intenção não foi ofendê-la nem gerar quaisquer transtornos psicológicos a ela e a outros ligados ao seu vínculo afetivo direta ou indiretamente"

Mesmo após a manifestação, Carlos Molina, advogado da paranaense, afirma que entrará com outra ação por danos morais e materiais, agora diretamente contra o apresentador. Essa ação deve correr em paralelo com a que é movida contra as emissoras.

"Eu não consigo nenhum emprego porque eu vivo doente", afirma Odete. "Hoje eu não tenho mais saúde, e eu tenho prova: todo mundo sabe que eu era sadia. Eu andava de moto e hoje não consigo subir na Biz mais. Sou uma mulher inválida. Não sou ninguém."

Neto e Band não comentam

Procurada, a Band afirmou que não comenta processos judiciais. O apresentador Neto também foi procurado, mas preferiu não se pronunciar.