Topo

Bisneto de Mussolini joga como lateral nas categorias de base da Lazio

O ditador fascista Benito Mussolini, que governou a Itália entre 1922 e 1943 - Getty Images
O ditador fascista Benito Mussolini, que governou a Itália entre 1922 e 1943 Imagem: Getty Images

Da ANSA

02/02/2021 13h23

Um bisneto do ditador Benito Mussolini (1883-1945) entrou para a equipe sub-19 da Lazio, time cujas torcidas organizadas declaram abertamente sua simpatia pelo fascismo.

Romano Floriani Mussolini, 18 anos, é filho da ex-senadora e ex-deputada Alessandra Mussolini, neta do ditador, e atua como lateral direito. O aspirante a jogador fazia parte do time sub-18 da Lazio, mas subiu de categoria recentemente e já fez duas partidas pelo sub-19.

Em ambas as vezes, o lateral usou seus dois sobrenomes na escalação. Em entrevista à agência italiana Adnkronos, a mãe de Romano disse que não há risco de o sobrenome do filho ser "instrumentalizado".

"É um tema do qual prefiro ficar fora. Meu filho não quer nenhuma intromissão em sua vida e suas coisas", declarou Alessandra. O jovem também é sobrinho-neto da atriz Sophia Loren, irmã de sua avó Maria Scicolone, por sua vez viúva de Romano Mussolini, quarto filho do ditador.

Em diferentes ocasiões, torcedores organizados da Lazio expuseram faixas ou entoaram cânticos em apologia ao fascismo e a Mussolini, em especial os membros da antiga Irriducibili, que recentemente teve sua sede apreendida pela polícia italiana.