Topo

Copa do Brasil - 2020

Se o Palmeiras vencer a Copa do Brasil, quem leva a vaga na Libertadores?

Palmeiras conquistou a Libertadores, mas ainda está na final da Copa do Brasil - Silvia Izquierdo/Getty Images
Palmeiras conquistou a Libertadores, mas ainda está na final da Copa do Brasil Imagem: Silvia Izquierdo/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2021 16h03

O Palmeiras conquistou ontem (30) a Libertadores ao vencer o Santos por 1 a 0, no Maracanã. Assim, garantiu vaga na competição continental da temporada que vem como atual campeão. Porém, além do Brasileiro, o clube paulistano ainda está envolvido em outra competição que dá vaga direta ao torneio: a Copa do Brasil. E, se for campeão, a vaga fica com quem? Bem, não será com o vice-campeão.

A decisão do torneio nacional será contra o Grêmio, em jogos de ida e volta nos dias 28 de fevereiro (em Porto Alegre), e 7 de março (em São Paulo).

Se o Palmeiras conquistar também a Copa do Brasil, a vaga direta (sem as fases preliminares) que a competição dá para a Libertadores não fica com o segundo colocado, nesta hipótese o time gaúcho. A vaga migra para o Brasileirão.

Neste cenário, o G4 viraria G5. Antes da conclusão 33ª rodada, o quinto colocado é exatamente o Palmeiras, que já tem vaga como atual campeão. Ou seja, a vaga iria para o sexto, que é o Grêmio.

Por consequência, abre-se também mais uma vaga na fase preliminar da competição via Brasileirão. Fluminense e Ceará — na tabela antes da conclusão da rodada — completariam a zona de classificação, estabelecendo um insólito G8.

Veja o gol do título do Palmeiras, marcado por Breno Lopes