Topo

Barcelona

Morre Justo Tejada, ídolo do Barcelona entre as décadas de 1950 e 1960

Atacante defendeu o Barça de 1953 a 1961, além de ter jogado por clubes como Real Madrid, Murcia e Espanyol - FC Barcelona/Divulgação
Atacante defendeu o Barça de 1953 a 1961, além de ter jogado por clubes como Real Madrid, Murcia e Espanyol Imagem: FC Barcelona/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

31/01/2021 13h40

Morreu hoje, aos 88 anos, o ex-atacante espanhol Justo Tejada. Ao longo da carreira profissional, entre as décadas de 1950 e 1960, ele atuou por clubes como Barcelona e Real Madrid, além de ter defendido a seleção da Espanha. A causa da morte não foi divulgada.

Nascido em Barcelona e revelado pelas categorias de base do CE Europa, Tejada chegou ao time principal do Barça em 1953, defendendo o clube por oito temporadas. Neste período, conquistou duas vezes o Campeonato Espanhol, duas vezes a Copa do Rei e duas vezes a chamada Copa das Cidades com Feiras, precursora da atual Liga Europa.

Tejada deixou o Barça em 1961 para defender o Real Madrid por duas temporadas, conquistando duas vezes o Campeonato Espanhol e uma vez a Copa do Rei. Atuou ainda por Murcia e Espanyol, clube pelo qual pendurou as chuteiras em 1965.

Pelo Barça, foram 194 jogos e 92 gols. Nas palavras do site oficial do próprio Barcelona, o clube perdeu uma lenda do Camp Nou.

"Tejada foi um dos jogadores que atuaram na primeira partida da história do Camp Nou, em 24 de setembro de 1957. Ele deu o passe para o gol de Eulogio Martínez, o primeiro da história do estádio, e marcou o segundo na vitória por 4 a 2 do Barça sobre um combinado de Varsóvia. Ele é parte daquele lendário Barcelona, ao lado de jogadores como Kubala, Antoni Ramallets, Estanislau Basora, Evaristo de Macedo e Eulogio Martínez", declarou o Barça.

Barcelona