Topo

Grêmio

Grêmio perde contato com o topo e começa a "olhar para trás" no Brasileiro

Renato Gaúcho encara queda de rendimento do Grêmio na reta final do Brasileiro - Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF
Renato Gaúcho encara queda de rendimento do Grêmio na reta final do Brasileiro Imagem: Marcello Zambrana/Marcello Zambrana/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

31/01/2021 04h00

A queda de rendimento do Grêmio no Brasileirão afetou diretamente a briga pelo topo da tabela. Se antes o discurso era de lutar pelo título até o fim, hoje a realidade do Tricolor é olhar para trás.

Muitos são os fatores que podem ter influenciado no distanciamento do primeiro lugar. A arrancada do rival, Internacional, que venceu os últimos oito jogos, o acúmulo de empates — 15 no total — ou simplesmente os tropeços recentes.

O Grêmio não venceu nenhuma vez nos últimos cinco jogos. Perdeu para Flamengo e Inter, e empatou com Atlético-MG, Palmeiras e Fortaleza. Entre estes cinco, quatro adversários diretos pela ponta da classificação. Ou seja, o time de Renato Gaúcho não conseguiu usar os confrontos para tirar a diferença que precisava.

Considerando os dez últimos jogos no Brasileiro, foram somente três vitórias, cinco empates e duas derrotas.

O momento ruim fez o Tricolor ficar para trás. Hoje, time azul, branco e preto tem 51 pontos, está em sexto, mas 11 abaixo do primeiro e seis atrás do G4.

Agora é necessário "olhar para trás". O Fluminense, sétimo, já tem apenas um ponto a menos na classificação, somando 50. O Ceará, oitavo, está um pouco mais distante, com 45 pontos.

Não bastasse os problemas que já enfrenta, o Grêmio ainda ganhou mais alguns de olho no jogo contra o Coritiba, pela 33ª rodada. São dez baixas entre lesionados, desgastados e suspensos.

FICHA TÉCNICA

CORITIBA X GRÊMIO
Data e hora
: 31/01/2021 (Domingo), às 16 (de Brasília).
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Arbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo (SP)
Auxiliares: Marcelo Van Gasse e Luiz Alberto Andrini Nogueira (ambos de SP)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)

Coritiba
Wilson; Natanael, Nathan Ribeiro, Henrique Vermudt e Jonathan; Hugo Moura, Nathan Silva, Matheus Galdezani e Luiz Henrique; Rafinha e Robson (Nathan).
Técnico: Gustavo Morínigo.

Grêmio
Paulo Victor; Victor Ferraz, Rodrigues, Paulo Miranda (David Braz) e Cortez; Lucas Silva, Thaciano (Darlan), Alisson, Jean Pyerre e Ferreira; Isaque.
Técnico: Renato Gaúcho.

Grêmio