Topo

Fluminense

'Geração dos sonhos', sub-17 do Flu faz final já de olho no profissional

Artilheiro da Copa do Brasil sub-17, Matheus Martins é esperança de gols e estará nos profissionais do Fluminense em 2021 - Mailson Santana/Fluminense FC
Artilheiro da Copa do Brasil sub-17, Matheus Martins é esperança de gols e estará nos profissionais do Fluminense em 2021 Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/01/2021 04h00

A 'geração dos sonhos' de Xerém terá um último desafio pelo time sub-17 do Fluminense: a final da Copa do Brasil. Já campeão do Brasileirão da categoria, o time joga hoje (29) contra o São Paulo, no Luso-Brasileiro, às 17h30, liderado por joias que já sabem que estarão no profissional em 2021.

Se Kayky Chagas, que está no radar de Shakhtar e Manchester City, é dúvida para o jogo com dores musculares, outros jovens que já atraem a atenção no CT Carlos Castilho estarão em campo. Titulares, Metinho, Arthur e Matheus Martins entrarão em campo já de olho no time comandado por Marcão.

Todos eles estarão no grupo profissional que disputará o Campeonato Carioca de 2021, onde o Tricolor deve ter uma equipe mesclada entre destaques da base e o sub-23 nas primeiras rodadas.

Assim como Kayky, os jovens Matheus Martins e Metinho também atraem a atenção de gigantes europeus. O Atlético de Madri monitora o meia-atacante Matheus Martins — artilheiro da Copa do Brasil, com sete gols —, e o City Football Group, grupo de Abu Dhabi que é dono do time inglês, deve fazer proposta pelo volante nos próximos dias. Junto ao trio, está o destaque Arthur, de apenas 15 anos, que tem um projeto especial.

A ideia, entretanto, não é incorporá-los aos profissionais e virar as costas para Xerém. Todos podem e devem, caso haja necessidade e viabilidade, "descer" para atuar em confrontos do sub-20, diferentemente do meia Miguel, cujo acordo com família e agentes da TFM, visto que o trato visa que o jovem de 17 anos não jogue duelos nas divisões de base.

A integração das jovens promessas ao profissional tem muito mais um caráter logístico: manter a comissão técnica do time principal — ainda indefinida para 2021 — mais próxima dos jogadores. E utilizá-los, naturalmente, buscando retorno esportivo e valorização antes das inevitáveis saídas para o futebol europeu.

Para o confronto com o São Paulo, rival considerado o mais difícil da geração para o Flu, o técnico Guilherme Torres — irmão de Eduardo Oliveira, treinador do sub-20 — não terá o zagueiro Joilson, lesionado. Além dele, o atacante Kayky Chagas tem remotas chances de entrar em campo.

O jovem de 17 anos, craque do Brasileirão e artilheiro com 12 gols, só não foi descartado por ser o grande expoente da categoria. O departamento médico aguardará momentos antes do jogo para confirmar sua presença ou desfalque na partida.

No primeiro jogo, em Cotia, Fluminense e São Paulo empataram sem gols, em jogo que o Tricolor foi superior na primeira etapa e cedeu espaços para o adversário no segundo tempo. As grandes atuações dos goleiros Cayo Felipe e Leandro mantiveram o placar inalterado.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x SÃO PAULO
Local:
Estádio Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário: 29 de janeiro de 2021 (sexta-feira), às 17h30
Árbitro: Rafael Martins de Sá (RJ)
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira e Rafael Gomes Rosa (ambos RJ)
Onde assistir: SporTV e CBF TV, pela web.

FLUMINENSE: Cayo Fellipe; Lucas Justen, Caio, Davi e Jefté; Alexsander, Metinho, Lucas Felipe e Matheus Martins; João Neto e Arthur. Técnico: Guilherme Torres

SÃO PAULO: Leandro; Flávio, Brian, Beraldo e Patryck; Léo, Matheus Amaral e Palmberg; Marquinhos, Talles Wander e João Adrian. Técnico: Menta.

Fluminense