Topo

Grêmio

Jogo atrasado foi 'bengala' e agora é encruzilhada do Grêmio no Brasileiro

Renato Gaúcho usou o jogo atrasado como justificativa ao longo do Brasileiro - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Renato Gaúcho usou o jogo atrasado como justificativa ao longo do Brasileiro Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

28/01/2021 04h00

Sempre que avaliava o rendimento de sua equipe no Campeonato Brasileiro, seja em momentos bons ou ruins, Renato Gaúcho fazia questão de lembrar que tinha um jogo atrasado. O duelo contra o Flamengo, hoje (28), às 20h, que recupera partida da 23ª rodada, já foi 'bengala' e atualmente é encruzilhada para o Grêmio na competição.

Quando o primeiro lugar ficava distante, ou sua equipe repetia empates (são 15 na competição até agora), Portaluppi sempre considerou o jogo atrasado como trunfo. O duelo que irá fazer com o Rubro-Negro justificou diferenças para o topo em vários momentos da trajetória gremista.

No entanto, o cenário mudou recentemente. Com tropeços, o Tricolor perdeu conexão com o primeiro lugar Internacional. Ao invés de apoio para crer na briga pelo título, o jogo irá mostrar se ainda haverá objetivo na competição.

Com a derrota no clássico Gre-Nal, a equipe azul, branca e preta ficou 11 pontos distante da ponta da tabela. Ainda que vença seu jogo atrasado, estará oito atrás. Faltando, então, seis jogos para a conclusão do torneio, seria complicado tirar a diferença.

Mas o G4 ainda é possível. Terminar entre os quatro primeiros significa não depender da final da Copa do Brasil para ir à próxima Libertadores sem a fase preliminar — considerada perigosa por ser no início da temporada e com disputa eliminatória.

Atualmente em quarto, o Flamengo entra em campo com 55 pontos. Ou seja, se vencer, o Grêmio fica somente um atrás do time carioca.

O cenário de vagas, porém, ainda é incerto. O Palmeiras tem duas opções de garantir posto na competição continental. Além da final da Copa do Brasil, contra o próprio Grêmio, ainda joga, neste sábado (30), a decisão da Libertadores com o Santos.

Se o Tricolor for derrotado no jogo que sustentou argumentos durante bastante tempo, terá condição até mesmo ameaçada. O Fluminense é o sétimo colocado, tem um ponto a menos e igualará o número de partidas disputadas após o jogo desta noite.

O infortúnio faria o Grêmio trilhar outro caminho na encruzilhada final do Brasileirão. Ao invés de seguir com objetivos, olhando para o topo, restaria se preparar para a chance de conquistar o título no torneio de mata-mata, cuja final ainda tem calendário incerto, dependendo da disponibilidade do Palmeiras.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO x FLAMENGO
Data e hora
: 28/01/2021 (quinta-feira), às 20h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (Fifa/PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)

GRÊMIO: Vanderlei; Victor Ferraz, Rodrigues, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Maicon), Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza; Técnico: Renato Gaúcho.

FLAMENGO: Hugo; Isla, Gustavo Henrique, Willian Arão e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Rogério Ceni.

Grêmio