Topo

Fluminense

Shakhtar avança por Kayky, joia do Flu; Manchester City corre por fora

Joia do Fluminense, Kayky tem proposta do Shakhtar Donetsk; Manchester City corre por fora - Mailson Santana/Fluminense FC
Joia do Fluminense, Kayky tem proposta do Shakhtar Donetsk; Manchester City corre por fora Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2021 04h00

O Fluminense pode negociar em breve uma de suas maiores joias no mercado da bola. Destaque do sub-17, a "geração dos sonhos" de Xerém, o atacante Kayky Chagas tem proposta do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, que avança por sua contratação.

Além dos ucranianos, reconhecidos por buscarem revelações no futebol brasileiro, o Manchester City corre por fora para ter o jovem. Eleito "melhor do mundo" em sua categoria, realizada pela Football Talents Scouts, página, especializada em identificar jovens talentos do futebol ao redor do planeta. A FTS já chamou Kayky de "Neymar canhoto".

Outros veículos internacionais também já destacaram o ponta do Flu, como o "The Guardian", da Inglaterra, e o "As", da Espanha, jornais que costumam fazer listas de revelações pelo mundo.

De olho na contratação do jogador, o Shakhtar enviou José Boto, diretor de scout do clube, ao Rio de Janeiro, há duas semanas. O português veio ao Brasil exclusivamente para negociar com o Fluminense.

As partes conversam, e os ucranianos podem estabelecer, nos próximos dias uma proposta aos moldes da venda de João Pedro, hoje no Watford. Kayky completa 18 anos em junho deste ano, data em que ficaria livre para deixar o país.

Aos 17 anos, Kayky foi artilheiro e craque do Campeonato Brasileiro sub-17 conquistado pelo Tricolor nesta temporada, com 12 gols em 15 jogos. Na Copa do Brasil, ele marcou quatro gols em cinco partidas, mas com um desgaste muscular, segundo a assessoria do clube, não disputou a primeira partida da grande final contra o São Paulo.

Jovem recusou renovações e pode 'subir' em 2021

Os empresários do jogador já recusaram, a pedido da família, algumas investidas por uma renovação de contato. O vínculo com o Tricolor vai até o fim de 2022. Agenciado pela Pro Manager, do agente Fred Moraes, que goza de boa relação com a diretoria, Kayky deseja jogar no futebol europeu. Não há, entretanto, no clube, temor que o jovem repita o caso de Marcos Paulo, que provavelmente deixará o Flu em fim de contrato por valores bem abaixo do esperado.

Internamente, a possibilidade do jovem "pular" o sub-20 é bem cotada, e a joia pode receber chances no time profissional já no começo da próxima temporada, ainda em 2021. Além de Shakhtar e Manchester City, o Liverpool também buscou o Flu para ter informações do jovem, mas apesar da boa relação com o Tricolor, não fez investida por ele.

Fluminense