Topo

Vasco busca empate e se distancia do Z-4 no reencontro de Palmeiras e Luxa

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/01/2021 21h51

Em jogo adiado que marcou o reencontro de Vanderlei Luxemburgo com o Palmeiras, o Vasco buscou o empate em 1 a 1, no Allianz Parque (SP), e se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento do Brasileirão, somando 36 pontos e ficando agora a quatro de distância. Os gols foram marcados por Breno Lopes, para os paulistas, e Benítez, para os cariocas. Detalhe: a partida foi válida pela primeira rodada do campeonato, fase em que Luxa ainda era o técnico do time da casa.

O Alviverde, por sua vez, poupou os titulares visando a final da Copa Libertadores, neste sábado (30), no Maracanã (RJ), contra o Santos. No Brasileiro, com o resultado de hoje (26), o time de Abel Ferreira se manteve na quinta colocação, agora com 52 pontos.

O Cruzmaltino tem no fim de semana uma verdadeira decisão. A equipe enfrenta o Bahia, no domingo (31), em São Januário (RJ), um adversário direto na briga contra a queda. O Tricolor, inclusive, joga nesta quinta (28) contra o Corinthians e uma vitória dos baianos encurtará a distância do Vasco para a zona de rebaixamento para apenas um ponto.

Jogadores do Palmeiras abraçam Luxa

Antes e durante a partida, os jogadores do Palmeiras demonstraram muito carinho por Vanderlei Luxemburgo, fazendo questão de abraçar o treinador, que pelo Alviverde foi campeão paulista de 2020 e fez uma boa campanha na fase de grupos da Copa Libertadores. Além disso, lançou ao profissional oito garotos revelados na base.

Felipe Melo faz 1º jogo como titular

Felipe Melo em ação pelo Palmeiras em disputa de bola com Talles Magno, do Vasco da Gama - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Após se recuperar de grave lesão, Felipe Melo fez sua primeira partida como titular. Usando a braçadeira de capitão, o jogador fez uma boa partida e demonstrou estar inteiro e a disposição do técnico Abel Ferreira. Vale destacar que ele se recuperou dois meses antes da previsão inicial.

O melhor: Benítez domina meio de campo

Benitez comemora marcado gol pelo Vasco da Gama sobre o Palmeiras, em jogo do Brasileirão 2020 - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Após ficar um mês parado resolvendo todo o imbróglio de sua renovação de contrato, Benítez voltou inspirado. Ele já havia ido bem na vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG e hoje novamente comandou as ações do Vasco, sempre com muita habilidade, além do golaço que marcou de falta.

O pior: Esteves não vai bem como titular

Cria das categorias da base do Palmeiras, Esteves foi escalado como titular como ponta esquerda, mas não teve grande desempenho. Lateral de origem, o garoto não conseguiu criar perigo em lances de linha de fundo e terminou a partida atuando aberto pela direita.

Vasco marca, mas em impedimento

Logo aos cinco minutos do primeiro tempo, Benítez cobrou uma falta na área, Léo Matos subiu mais alto que a zaga do Palmeiras e, de cabeça, desviou para o fundo do gol, mas a arbitragem assinalou impedimento.

Felipe Melo perde grande chance

Três minutos depois, Felipe Melo recebeu um cruzamento sozinho na área e, praticamente embaixo da trave, chutou por cima, perdendo uma grande chance.

Breno Lopes abre o placar

O Palmeiras abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo, quando em contra-ataque rápido, Breno Lopes foi acionado na ponta direita, ganhou na velocidade de Ricardo Graça e chutou cruzado e rasteiro, sem chance para Fernando Miguel.

Golaço de Benítez!

O Vasco empatou quatro minutos depois em cobrança de falta magistral de Benítez, no ângulo do goleiro Jaílson.

Palmeiras poupa titulares

Visando a final da Copa Libertadores neste sábado, o Palmeiras preferiu poupar seus principais jogadores na partida de hoje.

Mosaico do Vasco

Mosaico vascaíno no Allianz Parque, estádio do Palmeiras que receberá o duelo pelo Campeonato Brasileiro - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

Fruto da antiga união das torcidas, um mosaico vascaíno foi montado no centro da arquibancada do Allianz Parque. Ele continha uma cruz de malta e a numeração "1970", que é uma alusão ao ano de fundação da "Força Jovem", principal organizada vascaína que está suspensa pelo Ministério Público desde 2014.

A chegada do Palmeiras

A chegada do Vasco

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 x 1 VASCO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 26 de janeiro de 2021, terça-feira
Horário: 20h
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Michel Stanislau (RS)
VAR: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Kuscevic (PAL); Benítez (VAS)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Breno Lopes, aos 31 minutos do primeiro tempo (1-0); Benítez, aos 34 minutos do primeiro tempo (1-1)

PALMEIRAS: Jailson; Mayke, Kuscevic, Alan Empereur e Renan; Felipe Melo (Patrick de Paula), Gustavo Scarpa e Lucas Lima (Vanderlan); Breno Lopes (Gabriel Veron), Esteves e Gabriel Silva (Fabrício). Técnico: Abel Ferreira

VASCO: Fernando Miguel, Léo Matos (Cayo Tenório), Marcelo Alves, Ricardo Graça e Henrique; Bruno Gomes, Léo Gil (Andrey) e Benítez (Vinícius); Yago Pikachu (Carlinhos), Talles Magno (Gabriel Pec) e Germán Cano. Técnico: Vanderlei Luxemburgo