Topo

Brasileirão - 2020

No Atlético-MG, Rodrigo Caetano tenta repetir modelos de Flamengo e Inter

Rodrigo Caetano promete trabalho integrado no departamento de futebol do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Rodrigo Caetano promete trabalho integrado no departamento de futebol do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Guilherme Piu e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte e São Paulo

26/01/2021 04h00

Desde que chegou ao Atlético-MG, em 6 de janeiro, o diretor Rodrigo Caetano promove uma varredura nos departamentos ligados ao futebol atleticano no intuito de apurar, checar, entender e conhecer melhor como é o funcionamento dos bastidores na Cidade do Galo. Em 20 dias de trabalho até aqui, o novo executivo alvinegro, que tem 18 anos de atuação e fez trabalhos destacados em outras equipes, como Grêmio, Vasco, Fluminense, Flamengo e Internacional, pretende implementar projetos fortes e com metodologia de sucesso nas categorias de base e na área de análise de mercado da equipe preto e branca, que enfrenta o Santos, hoje, às 20h, no Mineirão, em jogo atrasado da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

"Nos últimos anos o que vi como tendência no futebol é uma constituição, construção, aprimoramento maior de um departamento de mercado. O nível de informação que você precisa para uma tomada de decisão, seja em contratação ou na dispensa de um atleta, ela tem que ser a maior possível. Não dá para você tomar uma decisão qualquer. O Atlético-MG já tinha, mas estamos trabalhando diuturnamente para melhorar esse departamento, para que ele seja independente, um órgão consultivo e constante de todas as situações de movimento do mercado. Carências do nosso elenco, características de jogadores que porventura estejam em condições de serem contratados, se ele se encaixa no nosso modelo de jogo, acompanhamento no mercado de atletas com contrato a expirar,", explanou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

Tais medidas aconteceriam por testes já feitos pelo próprio dirigente em outras equipes, principalmente Flamengo e Internacional, os dois últimos clubes em que trabalhou.

"Não é um braço do executivo, da comissão técnica, muito menos da diretoria. É como se fosse um órgão independente que tem por obrigação abastecer o executivo, diretoria e comissão técnica com o maior número de informação possível para as tomadas de decisão. É uma das ideias, o que aplicamos no Flamengo e que segue até hoje, e que participei e aprimorei dentro do possível, o que já era muito bom no Internacional. No Galo a gente pretende aprimorar, porque os clubes precisam se certificar de todo time de informação. A gente precisa disso", garantiu, dando exemplo de como esse departamento ajudou o Inter na captação de reforços.

"Vide o caso mais recente, como o do Yuri Alberto. No Internacional foi identificada uma oportunidade de negócio, não tinha renovado com o Santos, e o Inter acabou levando. A ideia é ter esse braço dentro do Galo", explicou.

Com a intenção de ser um dirigente plural, como faz ao longo de sua carreira não sendo apenas o responsável por montar elencos, mas aquela peça que trabalha como um todo na implementação de processos fortes e de resultados, Rodrigo Caetano deseja fortalecer ainda mais as categorias de base do Galo. O time sub-20 atleticano, o "Galinho", como é carinhosamente chamado pelo torcedor, venceu no último fim de semana o Campeonato Brasileiro da categoria.

"Meu perfil é mais reestruturador, de organização do departamento de futebol, integração entre as áreas, comunicação entre os outros departamentos do clube e também integração muito grande com as categorias de base. O que vejo hoje no momento, é que temos uma equipe altamente competitiva, uma comissão técnica de primeira linha no futebol mundial e o Galo tem como objetivo de curto prazo ser campeão, retomar a conquista de títulos. Em paralelo vamos desenvolver essa integração e formação de atletas de talento nas categorias de base. Para que esses dois caminhos acabem convergindo ali na frente, com uma equipe extremamente competitiva, vencedora com atletas formados na base", prevê.

Foi dessa forma que Caetano trabalhou nos últimos clubes. Tanto que do Internacional, sua última equipe, pode vir um reforço para esse departamento de análise de mercado. O ex-coordenador do Centro de Análise e Prospecção de Atletas (CAPA), do Colorado, Alessandro Brito, deve voltar a trabalhar com Caetano. Informação antecipada pelo jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte.

"Assim como a gente fez no Internacional, esse caminho se cruzando, tenho certeza absoluta se tivermos tempo suficiente para isso, acontecerá também no Galo. Essa é a ideia, assim que fiz por onde passei e deixei, se assim posso dizer, uma marca. No Vasco, no Flamengo, no Fluminense, fomentando a formação e o surgimento de jogadores dentro do clube. Esse é um valor incomensurável e temos que fazer isso no Galo também", disse.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG X SANTOS

Motivo: jogo atrasado da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN).

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga, Réver (Gabriel), Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair e Hyoran; Savarino, Keno e Eduardo Vargas (Eduardo Sasha). Técnico: Jorge Sampaoli

SANTOS: John; Madson, Laércio, Alex e Wagner Leonardo; Vinicius Balieiro, Guilherme Nunes, Lucas Lourenço e Jean Mota; Arthur Gomes e Bruno Marques. Técnico: Cuca.