Topo

Mauro: Verdão usando titulares e Santos poupando. Isso pode pesar na final?

Do UOL, em São Paulo

24/01/2021 04h00

Enquanto o Santos poupou sua equipe titular na derrota por 2 a 0 diante do Fortaleza, na quinta-feira, o Palmeiras entrou com força máxima nos dois compromissos que teve durante a semana: a goleada por 4 a 0 sobre o Corinthians e a derrota por 2 a 0 no confronto direto contra o Flamengo. Para Mauro Cezar Pereira, colunista do UOL Esporte, apesar de ainda existir tempo para recuperar os jogadores até a final continental do próximo sábado (30), as escolhas opostas de Abel Ferreira e Cuca na última semana poderão pesar na decisão da Libertadores.

"O Santos já está administrando o elenco. Poupou jogadores na derrota para o Fortaleza, no Ceará. Já o Palmeiras colocou o time com força máxima contra o Corinthians, e praticamente repetiu essa escalação contra o Flamengo, tendo apenas uma mudança — o Mayke saiu para o retorno do titular Marcos Rocha. Embora tenha girado o elenco agora no segundo tempo contra o Flamengo e poupado, de certa forma, alguns dos titulares, é claro que o time do Abel Ferreira se desgastou mais nessa semana. O Santos, não", analisou Mauro.

"Vai depender muito da estratégia desses jogos que vão acontecer nesse final de semana, e na semana que vem, para sabermos se o Palmeiras chegará mais desgastado que o Santos. Há tempo para uma boa recuperação? É evidente que há. Mas se esses jogadores continuarem a ser utilizados o tempo todo, o que eu não acredito que acontecerá, é claro que o Santos pode chegar mais inteiro. Isso pode pesar na final do campeonato", completou o colunista.

Mauro Cezar também avalia as vantagens e desvantagens das escolhas de Abel Ferreira e Cuca, mas diz que os efeitos de cada uma delas só poderão ser analisados com maior precisão após os dois próximos duelos de Palmeiras e Santos, hoje (24) e terça (26), pelo Brasileirão. O Peixe tem pela frente Goiás e Atlético-MG, enquanto o Verdão enfrenta Ceará e Vasco.

"Jogar sempre com os mesmos jogadores te dá a vantagem de ir desenvolvendo seu conjunto, corrigindo erros e aprimorando as virtudes, mas o aspecto físico pode ser muito importante. No entanto, esses próximos jogos é que irão dizer se uma das equipes chegará, ou não, mais desgastada que o rival na final do Maracanã", ressaltou o colunista.