Topo

Brasileirão - 2020

Gre-Nal: Renato ligou para Abel e foi solidário em momento de críticas

Abel Braga e Renato Gaúcho são amigos, e se enfrentam no clássico de hoje - Ricardo Duarte/Inter e Lucas Uebel/Grêmio
Abel Braga e Renato Gaúcho são amigos, e se enfrentam no clássico de hoje Imagem: Ricardo Duarte/Inter e Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/01/2021 04h00

Renato Gaúcho enfrenta Abel Braga pela primeira vez em um clássico Gre-Nal. Hoje (24), os técnicos de Inter e Grêmio estarão frente a frente no jogo das 16h (de Brasília), no Beira-Rio, pela 32ª rodada do Brasileiro. Mas fora de campo eles são amigos, tanto que Portaluppi telefonou para Abel no momento de contestação, e mostrou solidariedade.

Abel, hoje, vive ótima fase no comando do Inter. Com sete vitórias seguidas, líder do Brasileiro, vê crescer um movimento entre os torcedores que pede sua permanência para a próxima temporada, ainda que a direção tenha se acertado durante o período eleitoral com o espanhol Miguel Ángel Ramírez.

Mas, nem sempre assim. Quando anunciado para substituir Eduardo Coudet, que foi para o Celta, da Espanha, Abel se deparou com um grande ambiente de rejeição. Tachado como "ultrapassado", sem bons trabalhos recentes, o técnico das maiores conquistas da história do Inter viveu críticas e encarou a desconfiança.

Foi quando Renato Gaúcho resolveu ligar para ele. O técnico gremista usou da amizade que tem com Abel para prestar solidariedade e conversar sobre o momento do futebol gaúcho.

"Fiquei muito triste, até liguei para ele, no momento que chegou aqui e ouviu muitas críticas. Não tenho nada a ver com o Internacional, mas o Abel é meu amigo e acho que houve críticas excessivas, falta de respeito, inclusive. Liguei ao Abel. Vai ser uma satisfação muito grande reencontrar ele. Mesmo sendo nosso rival, torço muito pelo Abel. Até por ele estar a bater uma marca que eu bati. Faltou muito respeito de parte de pessoas da imprensa com ele, por tudo que ele fez e conquistou. Deu a volta por cima. Não é por ser meu amigo, mas sempre torci e vou torcer. Menos domingo, lógico. Volto a repetir, não tenho nada a ver com o Internacional, mas sou sincero e tenho minhas opiniões. Muitas pessoas faltaram com respeito pelo momento e por tudo que ele fez. Infelizmente, no nosso país, as pessoas esquecem quem são os ídolos, quem vence. Eu fiquei muito triste com isso, com algumas pessoas da imprensa", contou Renato.

A marca citada pelo treinador gremista é a de técnico com mais jogos no comando do time. Renato já rompeu a margem em seu time. E resta cinco jogos para Abel fazer o mesmo, no Inter.

"Renato é meu amigo, sim, um grande amigo. É um cara extremamente capacitado, que tem feito um trabalho maravilhoso. Não é à toa que está este tempo todo no comando do Grêmio, conquistando títulos e lançando muitos garotos. Há um respeito enorme entre nós, não só na capacidade do adversário, mas do treinador", contou Abel.

"O Renato foi extremamente gentil comigo, pela amizade que temos. Nos encontrávamos no Rio (de Janeiro) várias vezes, numa churrascaria onde o Renato é quase um sócio. Não vou entrar em detalhes sobre o que conversamos (no telefonema), não ficaria à vontade para falar sobre isso", completou.

A amizade, porém, estará à margem do duelo de hoje. Ambos os times precisam dos pontos para seguirem em seus objetivos no Brasileiro. O Colorado começou a rodada na liderança da competição, posto que o Tricolor almeja atingir.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL X GRÊMIO
Data e hora
: 24/01/2021 (Domingo), às 16h (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Arbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (ambos de SP)
VAR: Wagner Reway (PB)
Inter
Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Edenilson, Praxedes, Patrick e Peglow; Yuri Alberto.
Técnico: Abel Braga.
Grêmio
Vanderlei; Victor Ferraz, Pedro Geromel (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Darlan), Matheus Henrique (Thaciano), Alisson, Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza.
Técnico: Renato Gaúcho.