Topo

Vitória emocional do Corinthians tem morte de avô de atleta no dia do jogo

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/01/2021 04h00

A vitória do Corinthians contra o Sport por 3 a 0, ontem (21), na Neo Química Arena, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi muito além da questão tática e técnica. Após o jogo, o técnico Vagner Mancini fez questão de citar o baque que o time sofreu após ser goleado pelo Palmeiras por 4 a 0, na última segunda-feira (18).

Mancini disse que foi necessário um trabalho emocional pois a derrota para o arquirrival doeu muito. O drama e a comoção ainda aumentaram poucas horas antes do jogo, após o volante Xavier, um dos candidatos a substituir Gabriel, suspenso, receber a notícia do falecimento de seu avô, Renato.

O avô de Xavier sofreu um infarto. O falecimento repentino mexeu demais com o volante, já que Renato foi o principal incentivador para que ele se tornasse jogador de futebol e torcesse para o Corinthians.

Mesmo com a notícia poucas horas antes do jogo, Xavier fez questão de permanecer para o jogo. Ele não foi escalado como titular, mas entrou no segundo tempo, quando o jogo estava 2 a 0, e ajudou o Timão a marcar o terceiro gol, com Jô. O gol, aliás, fez o Corinthians ultrapassar o Santos na tabela.

"Aproveitando o momento que nós temos quero fazer uma homenagem ao Xavier e, obviamente, falar hoje de uma nota muito triste que foi o falecimento do avô dele, chamado Renato, que foi quem fez com que o Xavier tivesse essa adoração pelo seu time de coração, que é o Corinthians", revelou Mancini.

"Ele veio a falecer hoje e, mesmo assim, tivemos a presença do jogador não só entre os 23, mas tendo que usá-lo durante o jogo. É um atleta que teve um choque emocional durante a partida e que tem um depoimento que estará a disposição da imprensa a partir de amanhã", completou.

Mancini não escondeu que o Corinthians precisa da vitória para mudar o astral do elenco. Além do treinador, os jogadores que concederam entrevistas após o jogo, fizeram questão de lembrar a tristeza depois da goleada sofrida para o Palmeiras.

"Era muito importante a vitória hoje, estávamos muito focados, mesmo que fosse por menos gols porque era importante dar uma resposta a nós mesmos. Nessa semana sofremos uma derrota que nos doeu muito, sempre que tem uma derrota queremos que venha rapidamente o próximo jogo. Foram dias difíceis de assimilar várias emoções, que nós sentimos porque somos humanos, a vitória de hoje vem para melhorar o astral, dizer que do jogo do Palmeiras ao do Sport trabalhamos a parte emocional do grupo", afirmou Mancini.

Mancini continua o trabalho de recuperação do Corinthians no Brasileirão. O treinador enfatizou que a vitória contra o Sport livra o Timão matematicamente do rebaixamento. Vale lembrar que o Alvinegro esteve na zona de degola antes da chegada do treinador.

Além disso, a vitória contra o Sport por 3 a 0 subiu o Corinthians na tabela. O terceiro gol, marcado por Jô, deixou o Timão na oitava colocação, passando o Santos no saldo de gols: 4 contra 3. Os dois alvinegros somam 45 pontos.

Agora o Corinthians volta a campo na próxima segunda-feira (25), quando enfrenta o Red Bull Bragantino, às 20h (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro.