Topo

Palmeiras

Palmeiras se afasta da briga pelo Brasileiro, mas Abel descarta poupar time

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

22/01/2021 04h00

A derrota para o Flamengo fez as chances de o Palmeiras conquistar o Brasileirão diminuírem de 6% para 3%. Mesmo a oito pontos do líder Internacional, a duas partidas de disputar a final da Libertadores e perto das decisões na Copa do Brasil, a ideia do técnico Abel Ferreira ainda é usar a "máxima força", de acordo com a condição física de seus jogadores.

"Vamos fazer o que sempre fizemos, gestão de energias e jogar na máxima força. Para mim tem sido um trabalho tremendo, porque gerimos o resultado e tempo de jogo dos jogadores. Vamos ver quem temos, temos vários lesionados, fruto da intensidade e dos jogos constantes. Eu tenho de pensar nas trocas que faço, porque não há outra forma de conseguir ter jogadores frescos para dar a resposta máxima a não ser desta maneira", respondeu, após a derrota para o Flamengo, ontem à noite (21), em Brasília.

O controle de minutos fez com que Abel tirasse Viña, Luiz Adriano e Willian aos 21 do segundo tempo. Raphael Veiga, que está suspenso contra o Ceará, saiu aos 26, e Danilo foi o último a deixar o gramado do Mané Garrincha, aos 40.

Com quatro jogos nos últimos dez dias, Abel fez cinco mudanças entre o jogo contra River Plate (ARG) e Grêmio, e outras cinco entre o duelo com os gaúchos e o Dérbi. Diante do Flamengo, porém, o treinador escalou dez dos 11 titulares diante do Corinthians: apenas Mayke, suspenso, deu lugar a Marcos Rocha, que voltou de suspensão.

O Palmeiras enfrentará o Ceará, domingo (24), em duelo da 32ª rodada do Brasileirão, e na terça (26) recebe o Vasco, no confronto atrasado da rodada de abertura da competição. No dia seguinte (27), a delegação viaja ao Rio de Janeiro (RJ) para preparar-se para enfrentar o Santos, pela final da Copa Libertadores, dia 30 (sábado).

Até a decisão, o Verdão espera contar com Gustavo Gómez, Patrick de Paula e Gabriel Veron, que se recuperam de lesões. Felipe Melo já chegou a ficar no banco depois de uma fratura no tornozelo esquerdo, mas o técnico Abel Ferreira ainda o considera distante da condição ideal de jogo.

No Brasileiro, a equipe tem 51 pontos em 30 partidas e perdeu a chance contra o Flamengo de entrar no G4. Quinto colocado, o Palmeiras está a oito do Inter, mas possui uma partida a menos. Ou seja, pode diminuir para pelo menos cinco a distância do líder, caso vença os dois confrontos antes da decisão da Libertadores.

De acordo com o matemático Tristão Garcia, o Inter tem 50% de chances de conquistar o Brasileiro, seguido por São Paulo (17%), Flamengo (14%), Atlético-MG (14%) e Grêmio (2%).

Palmeiras