Topo

Como vitória e festa em vestiário empolgam Fla por arrancada no Brasileirão

Leo Burlá e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/01/2021 04h00

A vitória por 2 a 0 sobre o Palmeiras não apenas manteve o Flamengo na luta por mais um título Brasileiro, mas acendeu a fagulha que andava sumida no vestiário rubro-negro.

Se o ambiente já havia ficado mais leve depois dos 3 a 0 contra o Goiás, o que se viu no Mané Garrincha foi um grupo eufórico e uma única certeza: a quatro pontos do líder Internacional, o Fla voltou de vez ao páreo.

"Com a entrega e o talento que eles [grupo] têm, temos tudo pra brigar pelo octacampeonato. O Flamengo estava com dificuldade para vencer os cinco primeiros. Mas foi importante, porque mostra para gente que é possível enfrentar equipes como o Palmeiras, que está na final da Libertadores e da Copa do Brasil", disse Rogério Ceni.

Essa virada ficou evidente depois de um ambiente totalmente fúnebre entre os jogadores, especialmente depois das derrotas para Fluminense e Ceará. Ainda que o grupo tenha se fechado e tentado resgatar o astral à medida que as cobranças internas e externas cresciam, a festa em Brasília foi intensa, a cantoria atingiu tons a mais e contagiou até dirigentes da cúpula de futebol.

Se a campanha será coroada com o título, os rubro-negros ainda têm oito jogos para dar a resposta. Mas a entrega ante o Alviverde fez a chama surgir novamente. Como ainda encara o Grêmio para "pagar" o jogo que deve, dia 28, o Fla voltou a depender só de si e renasce quando as coisas pareciam perdidas.

"Enfrentamos um Palmeiras que tinha tomado seis ou sete gols nos últimos 11 jogos. Ganhar um jogo deste tamanho traz a motivação que o torcedor precisa e desperta aquele sentimento de que o Flamengo fica mais forte quando sente a possibilidade", completou Ceni.

A campanha morna do Rubro-Negro carecia de um resultado como esse. Sem vitórias contra nenhum dos postulantes ao título, os atuais campeões viram a sua capacidade posta em xeque. Com o declínio do antes líder absoluto São Paulo, o time carioca patinou, mas carimbou a sua segunda vitória seguida.

Entre os rubro-negros há a convicção de que a briga está mais aberta do que nunca, mas a ordem na Gávea é pensar jogo a jogo. No domingo (24), o time tem parada dura diante do Athletico-PR, às 16h, na Arena da Baixada. De ânimo renovado, o Flamengo espera ter mais um motivo para festejar em Curitiba.

Dois desfalques, uma dúvida

A noite no Mané Garrincha não foi apenas de boas notícias. Após levarem o terceiro amarelo, Bruno Henrique e Renê são desfalques para o duelo em Curitiba. O zagueiro Rodrigo Caio, com dores na coxa, é dúvida. Na vaga de Bruno, Rogério dificilmente irá optar pela dupla formada por Pedro e Gabigol, o que abre espaço para nomes como Vitinho e Michael.