Topo

Manchester United

Cavani explica 'flechadas' em comemoração: 'Envolve a história do meu país'

Cavani comemora gol pelo Manchester United com "flecha"  - Getty Images
Cavani comemora gol pelo Manchester United com 'flecha' Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/01/2021 18h21


Muito antes de vestir a camisa do Manchester United, Edinson Cavani já chamava atenção ao comemorar seus gols fazendo o sinal de um arco e flecha. Em entrevista ao site oficial dos Red Devils, o uruguaio explicou as origens do gesto.

"É uma história um pouco longe, que envolvia a história do meu país e da população indígena, os Charrúas", conta. "Quando minha filha Índia nasceu, seu nome é uma pequena referência aos povos uruguaios nativos A flecha que atiro é uma celebração a todas essas coisas: uma mistura do nome da minha filha e dos povos indígenas do meu país", revelou.

"Tem um significado especial", completou. Os Charrúas eram índios que habitavam alguns territórios no Uruguai, no nordeste da Argentina e na região sul do Brasil. Nos registros histórcos, eles ganharam muitos nomes, como bohanes, minuanos, yaros, entre outros. A Enciclopédia Britânica os define como "Guerreiros ferozes e bons arqueiros".

Charrúas também é o apelido da seleção uruguaia, que Cavani já defendeu 118 vezes. Acredita-se que a mentalidade determinada e inabalável dos povos indígenas desempenhe um papel importante no espírito da seleção, conhecida por ser aguerrida e batalhadora.

Manchester United